SES capacita profissionais para ampliar cobertura de testes rápidos

O objetivo da capacitação é o de aumentar a cobertura dos testes rápidos na Atenção Primária (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, realizou nesta terça-feira, 13, uma capacitação sobre testes rápidos com foco nas Hepatites Virais B e C, para profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.

Realizado no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o treinamento foi destinado aos técnicos dos municípios de Gararu, Indiaroba, Gracho Cardoso, Feira Nova, Aquidabã, Ilha das Flores, Itaporanga, Santo Amaro e Canindé do São Francisco.

O objetivo da capacitação é o de aumentar a cobertura dos testes rápidos na Atenção Primária, segundo informou o gerente do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), médico sanitarista Almir Santana, salientando que em Sergipe, como no restante do país, o número de casos das Hepatites Virais tem aumentado.

“Nossa meta é tornar cada vez mais acessível os testes rápidos das doenças sexualmente transmissíveis. É importante que a população saiba que estes exames estão disponíveis nas unidades de saúde para acesso de qualquer cidadão interessado em saber como está a sua saúde. Vale ressaltar que as hepatites podem ser adquiridas também através do contato com sangue contaminado”, enfatizou Almir Santana.

Casos

A série histórica das hepatites B e C apontam crescimento da incidência da doença no Estado. Veja os números

Hepatite B

2014 – 106

2015 – 113

2016 – 114

2017 – 124

2018 – 150

Hepatite C

2014 – 38

2015 – 90

2016 – 86

2017 – 99

2018 – 121

Total: 434

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais