SES disponibiliza testagem para hepatites virais em Estância

(Foto: Valter Sobrinho/ Ascom SES)

Na próxima quarta-feira, 27, a partir das 9h, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará no estacionamento do Hospital Amparo de Maria, em Estância, a partir das 9h, realizando testagem para o diagnóstico das hepatites virais, com apoio do município. No local também haverá uma palestra educativa sobre o assunto. Na quinta-feira, 28, às 17h, também ocorrerá testagem no Mirante da 13 de Julho destinada à população. No sábado, 30, às 8h, a ação de diagnóstico será na área entre os mercados centrais de Aracaju.

As iniciativas têm como objetivo se engajar na Campanha Julho Amarelo, que reforça as ações de vigilância, diagnóstico, prevenção e controle das hepatites. Neste sentido, a saúde vem promovendo durante este mês de julho várias ações, como palestras educativas e testagem para diagnosticar a infecção.

Ocorreram testagens no Estádio Lourival Batista, no último dia 17, para os torcedores e ex-atletas; no dia 20, a ação ocorreu na Praça General Valadão, para a população em geral. Além disso, nesta segunda, 25, o médico Almir Santana, ministrou uma palestra para funcionários e terceirizados da Mosaicc Fertilizantes, em Rosário do Catete.

O técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, disse que a campanha Julho Amarelo é essencial para estimular a procura pelos testes e diagnóstico precoce da infecção.

“O diagnóstico é muito importante. A hepatite B é uma infecção que tem tratamento e não tem cura. Já a hepatite C tem tratamento e cura e o diagnóstico precoce é essencial para prevenir outras doenças”, reforçou o médico sanitarista.

Fonte: Ascom/SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais