SES realizará evento pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo 

Coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lívia Angélica da Silva (Foto: Flávia Pacheco)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, realizará na quinta-feira, 29, das 8h30 às 12h, no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), o “Tabaco ou Saúde – o uso do Narguillé”, evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo que tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto desde 1986, quando a Lei Federal nº 7.488 inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. O tema principal do encontro será o Narguillé e participarão coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), da Vigilância Sanitária e do Programa de Controle do Tabagismo do estado e dos municípios.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo, Lívia Angélica da Silva, será um dia de levar um pouco do que é o trabalho de todos os coordenadores, um trabalho minucioso de integração e intersetorial, desenvolvido a mais de 20 anos, com bons resultados.

“Nós vamos fazer um evento que contextualizará o tema da campanha trazendo, como intersetorialidade, os coordenadores do Programa Saúde na Escola (PSE), a Vigilância Sanitária e as Práticas Integrativas e Complementares, reforçando a importância do trabalho de cada um dentro da política de controle do tabaco. Nós temos programas voltados para a Escola, que instrumentaliza professores para trabalharem no dia a dia com seus alunos diversos temas. A participação importante da Vigilância Sanitária como órgão fiscalizador. Das Práticas Integrativas que trará uma atividade reflexiva para que possa ser sentida e o trabalho desenvolvido tenha mais efetividade. Haverá, também, um momento festivo com depoimentos de pessoas que alcançaram seus objetivos e pararam de fumar”, disse Lívia.

Programação

Acolhimento

Vídeo – Filme: Fumando Esperode Adriana Dutra

Palestra: Política Nacional de Controle do Tabaco com Lívia Silva

Tecendo a Rede de Parcerias

Participação da Vigilância Sanitária Estadual com Ávio Batalha de Brito, Programa Saúde na Escola com Luciana Boaventura, Práticas Integrativas e Complementares com Rosemary B. Santos, Ação e Cuidado com Nilson Silva – Organizador do Projeto Servidor Zen NAT/RH

Experiências exitosas dos municípios- Programa de Tratamento do Tabagismo no município de Pirambú com Karina Flora

Depoimento de ex-fumante que participou do Programa do Tratamento do Tabagismo

Encerramento

Fonte: SES

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais