SES reforça a importância do Teste do Pezinho

O teste é ofertado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) (Foto: SES)

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro entre o 3º e 5º dia de vida.  Importante para detectar doenças, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidade e hiperplasia adrenal congênita, o exame é obrigatório e oferecido gratuitamente para todos os recém-nascidos. Na rede estadual, o teste é ofertado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A assessora técnica da Triagem Neonatal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayanna Nunes, explica como funciona efetivamente a realização do teste. “O Serviço de Referência de Triagem Neonatal está localizado no Hospital Universitário (HU) que, em Rede com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), faz o diagnóstico, trata e acompanha crianças que apresentarem alguma alteração no exame e, além disso, capacita todos os profissionais da Rede SUS, anualmente, para que realizem um serviço de excelência”, explica.

Ainda de acordo com Mayanna, o exame não é agressivo. A enfermeira prepara o pé da criança e faz um pequeno furo com a lanceta no calcanhar da criança e coloca no papel filtro. É um teste muito rápido, simples e de suma importância. “A partir dele que nós conseguirmos fazer a constatação antecipada e dar uma linha guia de tratamento para esse paciente, o HU que é habilitado com a SES tem todo esse tratamento, a criança faz o teste, após ser diagnosticada a mãe é avisada que tem alguma alteração. Quando isso ocorre, o bebê faz um novo exame chamado teste do suor. Com a confirmação a criança é chamada ao hospital HU para fazer o acompanhamento, ela vai ter todo aparato para ter uma qualidade de vida maior”, conta.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais