Síndromes gripais: 48,3 mil pessoas foram atendidas na capital

Ao todo, 48.394 pessoas já foram atendidas nas unidades de tratamento de sintomas gripais. (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

Cerca de sete meses desde a ativação da primeira Unidade Básica de Saúde adaptada para atender casos de síndromes gripais ou suspeitos de coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde já atendeu 48.394 pessoas. Como uma das portas de entrada de pacientes com suspeita de infecção pelo vírus, inicialmente foram estruturadas oito Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo desses pacientes, funcionando de domingo a domingo. Entretanto, com a estabilidade dos índices, o atendimento foi reformulado e atualmente quatro unidades seguem ofertando o serviço.

Permanecem atendendo exclusivamente pacientes com quadro de síndrome gripal ou suspeito de covid-19, a UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); e a UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário), diariamente, das 7h às 19h. Além dessas unidades, também seguem ativos os atendimentos nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, que continuam com os contêineres de atendimento exclusivo, funcionando 24h.

“Como na maioria dos casos os sintomas são leves, os pacientes conseguem receber o tratamento devido nessas unidades sentinelas. Temos profissionais devidamente capacitados para que essas unidades sejam uma porta de acesso antes da Rede de Urgência e Emergência, e com isso, evitamos sobrecarregar os hospitais municipais”, explica a assessora da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Josivânia Mesquita.

Unidades contam com atendimento de domingo a domingo. (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

Desde a ativação, ainda no mês de março, até o final de setembro, as quatro unidades sentinelas que seguem ativas foram responsáveis por 53,1% do atendimento geral, o que representa 25.713 pessoas atendidas. Nesse período foram 5.167 atendidas na UBS Ministro Costa Cavalcante; 6.790 na UBS Onésimo Pinto; 7.728 na UBS José Machado de Souza; 6.028 na UBS Geraldo Magela. Já nos primeiros 12 dias do mês de outubro, essas quatro unidades realizaram 3.256 atendimentos.

Além da opção de buscar atendimento em uma das unidades de síndrome gripal, a pessoa que está apresentando sintomas leves ou está com suspeita de infecção da doença, antes de sair de casa também pode utilizar o serviço de monitoramento, através do MonitorAju pelo 0800 729 3534 ou pelo site da Prefeitura de Aracaju.

O serviço de atendimento pelo site é 24h, enquanto a central por telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e o monitoramento, que é o serviço de acompanhamento dos casos, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais