Testagem para detecção da dengue é disponibilizada em todas as UBSs

Após a coleta, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe. (Foto: Marcelle Cristinne)

Diante da alta nos índices de infestação pelo Aedes aegypti na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegura à população atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como a realização de teste sorológico para detecção do vírus, neste caso a partir do sétimo dia de manifestação de sintoma. Casos mais graves são encaminhados para os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

Após a coleta, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e o resultado é entregue, em média, no prazo de uma semana. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a pessoa que apresentar alguns dos sintomas pode buscar a UBS mais próxmia para receber atendimento médico e as orientações necessárias.

“É muito importante que ao notar sintomas como febre, dores nas articulações e manchas avermelhadas no corpo, a pessoa busque atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde. Observar as primeiras 48 horas do início dos sintomas é essencial, e caso os sintomas se tornem mais intensos ou novos sintomas apareçam, a orientação é retornar à unidade para uma nova avaliação médica”, orienta Jeferson.

Sintomas

O Aedes aegypti é o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, e os sintomas entre as doenças são semelhantes, o que serve de alerta. “A dengue clássica apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações. Já a chikungunya tem sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas nas articulações, e a zika tem como sintomas característicos as manchas vermelhas no corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça”, explicou Jeferson Santana.

Cronograma de ações
Entre as ações de combate ao mosquito, além das visitas domiciliares realizadas diariamente nos bairros da capital, orientando a população, o cronograma desta semana inclui aplicação do fumacê costal.

Nesta terça-feira, 3, os agentes percorrerão os quarteirões do bairro Jardim Centenário. Na quarta, 4, será a vez do bairro Luzia receber as equipes; e concluindo a semana, a aplicação do fumacê costal será realizada no bairro Santos Dumont, na próxima quinta-feira, dia 5.

Fonte: Ascom/PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais