TestAju: ação no centro da cidade prevê testes rápidos em 500 pessoas

0
“O programa de testagem começou no dia 31 de agosto. E temos como meta testar em média 500 pessoas em cada ação que realizamos”, afirma Débora Oliveira (Foto: SMS)

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 9, profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam mais uma ação de testagem rápida da população, o ‘TestAju’, na praça General Valadão, centro da capital. Segundo a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância, Débora Oliveira, a meta é realizar uma testagem rápida em aproximadamente 500 pessoas

“O programa de testagem começou no dia 31 de agosto. E temos como meta testar em média 500 pessoas em cada ação que realizamos”, afirma Débora Oliveira. A coordenadora de Programas de Vigilância explica que são disponibilizados dois tipos de testes, o RTC-PR e o teste rápido. “Nesta ação de hoje, por exemplo, estamos trabalhando somente com o teste rápido”, salienta

Débora explica que não há um perfil predefinido para realizar o teste. “Todos podem realizá-lo. Nosso intuito é testar diferentes públicos de diversas faixas etárias”, afirma. Ainda segundo ela, o resultado do teste rápido sai em média depois de 20 minutos. “Em caso de IgM positivo nós conversamos com o paciente e orientamos clinicamente sobre o que ele deve fazer. Se a pessoa é totalmente assintomática e não apresentou sintomas graves em semanas anteriores nós aconselhamos a respeito da importância do isolamento social e o uso da máscara”, ressalta. “Mas caso o paciente apresente sintomas, nós o encaminhamos para uma das nossas unidades de referência e fazemos o teste RTC-PR, destaca Oliveira.

A profissional destaca ainda que há outras ações de testagem em andamento. “Já temos um cronograma definido. Inclusive teremos outra ação nesta sexta-feira, 11, mas não podemos divulgar com antecedência o local para evitar causar aglomerações”, salienta.

por João Paulo Schneider 

Comentários