TestAju fará testagem em ponto fixo e apenas para sintomáticos

(Foto: Sérgio Silva)

Diante do aumento do número de casos de pessoas com sintomas gripais na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju modificou a a estratégia de testagem do programa TestAju. A partir desta quarta, 2, apenas pessoas com sintomas poderão realizar o teste para detecção da covid-19 a partir deste serviço, o qual será disponibilizado em local fixo, na praça Fausto Cardoso, no Centro.

“O TestAju foi criado como uma ferramenta de controle do Município, para que pudéssemos entender o comportamento do vírus em pessoas sem sintomas. Porém, diante do grande aumento no número de casos foi necessário pararmos de testar quem não tem sintomas para nos dedicarmos a quem realmente precisa ser testado, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde”, explica a secretária da SMS, Waneska Barboza.

Em novembro de 2021, o número de atendimentos de pessoas com síndromes gripais, na rede municipal de Aracaju, foi de 5.023 casos, número que saltou para 13.893 no mês seguinte e chegou a 35.701 em janeiro deste ano.

Ponto fixo
No ponto fixo, o TestAju disponibilizará 200 testes por dia de realização do serviço (segundas, quartas e sextas-feiras), totalizando 600 por semana. “Como a ideia era fazer o mapeamento da doença na cidade, o TestAju precisava circular em vários bairros para que pudéssemos ter uma noção das regiões mais afetadas pelo vírus, mesmo que a maioria das pessoas não apresentassem sintomas. Com a mudança de estratégia, não há mais necessidade desse mapeamento”, justifica a secretária.

O ponto de coleta do TestAju funcionará sempre na praça Fausto Cardoso, a partir das 8h, até a realização dos 200 testes disponíveis para o dia. As senhas serão distribuídas assim que as equipes chegam ao local, e quem não conseguir uma das 200 vagas ainda pode testar no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, na Coroa do Meio, ou em uma das 30 UBSs que realizam a coleta.

Testes nas UBSs
Nas UBSs que funcionam até as 16h e 17h, as testagens são realizadas das 8h30 às 15h. Entre essas unidades estão: José Quintiliano (Cidade Nova); Adel Nunes (América); Osvaldo Leite (Sta Maria); João Cardoso (José Conrado de Araújo); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); José Augusto Barreto (Japãozinho); Augusto César Leite (Aeroporto); Eunice Barbosa (Coqueiral); Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré); Celso Daniel (Santa Maria); Roberto Paixão (Dezessete de Março); Lauro Dantas (Bugio); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); Walter Cardoso (Veneza) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas).

Já nas UBSs que funcionam até as 19h, as testagens são realizadas das 8h30 às 18h. Entre essas unidades estão: Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Francisco Fonseca (Dezoito do Forte); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Industrial); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Augusto Franco; Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Cândida Alves (Industrial); José Machado de Souza (Santos Dumont); Santa Terezinha (Robalo); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Dona Sinhazinha (Grageru) e Marx de Carvalho (Ponto Novo).

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais