Testes de HIV e hepatites serão realizados no Mercado Thales Ferraz

Serão disponibilizados testes para 70 pessoas. (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar mensalmente, no mínimo, duas ações de oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, em pontos estratégicos da capital sergipana.

Dentro desta programação, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará no Mercado Thales Ferraz, no Centro de Aracaju, na tarde desta quinta-feira, 20, a partir das 17h. Serão disponibilizados testes para 70 pessoas.

O técnico do Programa IST/Aids da SES, o médico Almir Santana, explicou que o objetivo da SES, é facilitar ainda mais o acesso aos exames, porque quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença, mais cedo o tratamento poderá ser iniciado, resultando numa melhor qualidade de vida.

“Convidamos as pessoas que estão no comércio ou até quem estiver passando por lá, para realizar a testagem. O grande problema do HIV é o diagnóstico tardio. Por isso, estamos intensificando as ações de testagem. Assim, além de melhorar a qualidade de vida, é bom para a comunidade, pois não vai passar o agravo para outras pessoas, durante a relação sexual”, alertou.

Além de realizar a testagem, as pessoas receberão orientação de como se prevenir. Os usuários com laudos dos testes rápidos identificados como reagentes (positivos) sairão com encaminhamento para os serviços de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou serviços especializados, de acordo com o agravo, para a elucidação diagnóstica e início do tratamento.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais