Testes rápidos para HIV serão realizados na praça General Valadão 

Saúde de Aracaju realizará testes rápidos nesta quinta-feira, 21 (Foto: Marcelle Cristinne)

Com o objetivo de sensibilizar e estimular o aumento das medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e autocuidado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua realizando ações da campanha Dezembro Vermelho, voltadas para a conscientização a respeito do HIV e da Aids. Nesta quinta-feira, 21, a ação de testagem rápida, será realizada das 8h às 12h na Praça General Valadão, no Centro da capital.

De acordo com a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira, durante todo o ano são desenvolvidas, na rede do município, ações de prevenção e diagnóstico precoce, a partir de palestras e campanhas educativas, oferta de insumos de prevenção (preservativos), além da unidade itinerante Previna Móvel, que realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“Neste mês, intensificamos essa descentralização do diagnóstico precoce em toda Rede da Saúde. Está previsto no trabalho de prevenção a descentralização dos espaços de distribuição de insumos – preservativo masculino e feminino e gel lubrificante – e também a testagem rápida. A ideia dessa ação é agregar a população, que está realizando compras no comércio, trabalhando ou só passeando, para a realização dos testes rápidos e o alerta sobre o HIV e Aids”, destaca Débora.

Serviços e tratamento

O paciente com infecção confirmada ao HIV receberá toda orientação e a entrada dos usuários acontece pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que é porta aberta e onde é feito o acompanhamento imediato. Já no Serviço de Atendimento Especializado – SAE, os pacientes são encaminhados para o acolhimento com a equipe multidisciplinar, que orienta e realiza os exames laboratoriais. A depender da situação, ou da gravidade dos sintomas, o paciente é encaminhado para o médico infectologista.

“Acolhemos e damos todo o suporte, para que as pessoas assistidas tenham uma vivência com HIV de forma leve e tranquila, com todos os seus direitos e garantias, enquanto cidadão de uma sorologia que ainda atrai o preconceito e o estigma, mas a informação é a cura, daí a necessidade de intensificar ações durante o mês da campanha nacional. A orientação é imprescindível para redução do estigma e o autocuidado somado ao apoio emocional e uso dos medicamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente”, enfatiza a coordenadora.

 

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais