TestesAju da Covid-19 não são restritos aos moradores do bairro

0
As ações de testagem recebem, além de moradores, pessoas de outras localidades interessadas em fazer o teste. (Foto: SMS)

O projeto de testagens e identificação de casos de coronavírus em Aracaju, o TestAju, acontece desde agosto deste ano e atinge os bairros da capital sergipana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) a realização do teste não é restrita apenas a moradores do bairro em que a ação está acontecendo.

Ainda segundo a SMS, qualquer pessoa interessada pode ir ao local, fazer o teste e esperar pelo resultado. Não é necessário apresentar comprovante de residência. Para cada ação são programados 600 testes rápidos. O resultado sai em média em 20 minutos.

A Secretaria ressalta que os espaços em que o projeto atua não são divulgados previamente a fim de evitar aglomerações.

Resultados

Segundo a SMS,  em caso de testagem positiva, o profissional conversa com o paciente e orienta clinicamente sobre o que ele deve fazer. Caso a pessoa seja assintomática e não apresentou sintomas graves em semanas anteriores, é aconselhado a respeito da importância do isolamento social e do uso da máscara. Se o paciente apresentar sintomas, será encaminhado para uma das unidades de referência, para ser feito o teste RT-PCR.

Por Isabella Vieira  e Karla Pinheiro com informações da SMS

Comentários