Tomógrafos do Huse quebram e pacientes oncológicos ficam preocupados

0
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por sua vez, afirma que o atendimento não foi prejudicado (Foto: SES)

Os dois tomógrafos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estão sem funcionar corretamente desde a madrugada na última terça-feira, 4. Segundo Sheila Galba, representante da ONG Mulheres de Peito, a notícia preocupa alguns pacientes oncológicos que precisam do aparelho para realizar exames e poder direcionar o tratamento contra o câncer. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por sua vez, afirma que o atendimento não foi prejudicado.

“Eu tenho a informação de que além desses dois tomógrafos que estão quebrados, há um outro aparelho que está encaixotado há mais de um ano”, destaca Sheila Galba. Ela explica que os exames realizados no tomógrafo são importantíssimos para orientar todo o tratamento. “Através aparelho, é possível localizar com mais exatidão qual o tipo de câncer e se está ou não em metástase. A partir desse exame, é planejado o tratamento radioterápico, por exemplo”, detalha.

A SES informa que agiu rapidamente assim que foi constatado o problema. “A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que os dois tomógrafos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) apresentaram defeitos desde a madrugada da última quarta-feira, 4, e imediatamente todas as medidas já foram tomadas. Inicialmente, a secretaria acionou as empresas fabricantes e na próxima terça-feira, dia 10, uma delas fará a troca de uma peça”, explica o órgão.

Ainda segundo a pasta, a SES estabeleceu um novo fluxo para o atendimento aos pacientes urgentes, com o encaminhamento para o Hospital Cirurgia. “A Secretaria também já entrou em contato com uma empresa para ampliar o atendimento e absorver a demanda dos pacientes não críticos. A secretaria reforça que o atendimento não foi prejudicado”, detalha.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários