Unimed inicia vacinação em profissionais da saúde da rede

A vacinação foi destinada aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus (Foto: Assessoria)

“Euforia, alegria, glória e agradecimento”. Esses sentimentos se misturaram na enfermeira Amanda Farias Silva, a primeira profissional de saúde do Hospital Unimed a ser vacinada contra a Covid-19, na manhã desta segunda-feira, (25).  O início da vacinação dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, já nas primeiras horas do dia, foi cercado de emoção e esperança por dias melhores.

Aproximadamente 300 profissionais do Hospital Unimed receberam a primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantã, e que teve seu uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, (17).

A enfermeira Amanda, que atua na linha de frente, coleciona histórias sobre os momentos de dificuldade e superação dos pacientes e familiares que se contaminaram com o vírus. Uma delas, a mantém cada dia mais motivada a continuar lutando pela tão sonhada cura da doença. “A parte mais dolorida da pandemia pra mim é que perdi o meu irmão para a Covid. Ele não teve a oportunidade de se vacinar, mas sei que, neste momento, ele está aqui do meu lado, me dando forças”, conta Amanda. “Neste momento, passa um filme na cabeça de tudo que vivemos até aqui. Nós, da Enfermagem, sempre torcemos muito para esse momento chegar e espero que a sociedade tenha refletido muito sobre tudo isso, porque nada acontece por acaso. Que possamos dar mais valor à família e ao convívio”, conclui, emocionada, a enfermeira.

A vacinação dos profissionais do Hospital Unimed simboliza um importante momento para a instituição, que se mostrou referência para o tratamento de Covid-19 no estado. “É emocionante para nós, que fazemos a Unimed, fazer parte deste evento, desse pontapé inicial para essa grande imunização. Esses profissionais que sempre estiveram na linha de frente são verdadeiros heróis e merecedores de serem os primeiros agraciados com essa jóia, que é a vacina”, destaca o presidente da Unimed Sergipe, Carlos Alberto de Mendonça.

A médica Diana Almeida Santos foi contaminada pelo coronavírus em junho do ano passado. Com comorbidades e também apresentando sintomas, ela viu 10 pessoas do seu círculo profissional e familiar perderem a batalha contra a Covid-19. A profissional, que foi a segunda a ser vacinada na ocasião, também se emocionou ao receber a imunização. Mesmo com as dificuldades, ela nunca pensou em parar.

“A gente tem receios, mas eu gosto do que faço. É o meu trabalho, meu meio de subsistência. Coloco o medo de lado e vou atender os pacientes, que estão mais amedrontados do que eu. Esse momento de hoje é de uma importância gigantesca, pois sei que, agora, poderei continuar na linha de frente com menor risco de ter uma recaída da doença e saber que, com saúde, vou poder ajudar muito mais pessoas”, conta a médica.

“Graças a Deus, o Hospital Unimed se preparou bastante para enfrentar tanto a primeira onda, como agora a segunda onda. Nossas equipes foram bem treinadas, os nossos espaços foram bem preparados  e continuaremos assim até que essa doença seja controlada. Hoje é um dia de esperança de que os índices da doença diminuam e que a gente possa conter esta tragédia mundial que está acontecendo”, destaca o diretor técnico do Hospital Unimed, Marco Sarmento.

A vacinação no Hospital da Unimed foi realizada por equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável pela imunização em Aracaju. “Além do Hospital Unimed, esta semana estaremos em vários locais que ainda não tiveram a vacinação e a gente espera que ao longo da semana seja concluída a aplicação das 10.939 doses que foram encaminhadas para o município de Aracaju. Após essas aplicações, vamos receber a vacina de Oxford, para darmos continuidade à imunização dos profissionais da saúde”, explica a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa.

Fonte: Assessoria

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais