Vacina da meningite está temporariamente disponível em UBS de Aracaju

Covid e influenza: vacinação continua disponível nos shoppings (Foto: Marcelle Cristinne)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgou que a vacina meningocócica ACWY, de modo temporário, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. O imunizante previne contra os quatro tipos de meningite.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde definiu que a vacina meningocócica ACWY também será administrada em duas doses e outra de reforço para as crianças de 3 meses, 5 meses e 12 meses. Anteriormente, no calendário de rotina, ela era administrada somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.

“Estamos falando da disponibilização de um imunizante que já está no calendário nacional de imunização, mas que, agora, passa a ser administrada não somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, mas também em um esquema vacinal, a ser aplicada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade”, destaca Larissa.

A vacinação está disponível em todas as 45 USFs, basta levar documento oficial com foto e cartão SUS. Caso a criança ou adolescente com idade entre 11 e 14 anos ainda não tenha sido vacinada, tomará uma dose de reforço que é preconizado no calendário de rotina.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério da Saúde, a distribuição e uso da Vacina Meningocócica ACWY (conjugada) acontece para atender a demanda de vacinação de rotina das crianças e adolescentes.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais