Vacinação Antirrábica: Saúde já imunizou mais de 24 mil animais

0
Ao final do calendário, a estimativa da SMS é de imunizar 39.750 animais (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital até a próxima sexta-feira, dia 6. Nesta semana, as equipes estarão em postos fixos espalhados na Zona Norte, no horário das 8h às 16h, até a próxima sexta-feira, dia 6. Ao final do calendário, a estimativa da SMS é de imunizar 39.750 animais.

 De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, já foram imunizados 24.017 animais. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, que é uma doença grave que leva sempre ao óbito no caso dos animais e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas.

 “Em casos suspeitos de raiva, o CCZ deve ser informado para acompanhamento do caso e realização dos exames necessários após o óbito. É importante informar que em caso de mordidas de cães, gatos conhecidos ou desconhecidos e morcegos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição e para que o animal fique em observação por um período de 10 dias”, explica

 Importância da vacina

Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vêm a óbito em até 10 dias a partir do início dos sinais clínicos.

 Podem ser imunizados

Animais com idade a partir de três meses de vida, e para fazer uso do serviço, o tutor devem apresentar o cartão de vacina do animal. Atualmente Aracaju está classificada pelo Estado como município com baixo risco para transmissão da doença. O último caso de raiva animal registrado na capital foi em 2017.

 Campanha

A terceira etapa da campanha de vacinação antirrábica começou dia 3 e segue até o dia 6. Nesta quarta-feira, 4, a ação contempla os bairros: Coqueiral (UBS Eunice Barbosa); Porto Dantas (Praça vizinho ao UBS Porto Dantas); Soledade (UBS Carlos Hardmam); Lamarão (UBS Carlos Fernandes de Melo) e Santos Dumont (UBS Anália Pina).

 No dia 5, o trabalho continua nos bairros José Conrado de Araujo (CSU) e Santos Dumont (UBS João Oliveira Sobral, Praça Ulisses Guimarães, UBS José Machado de Souza e UBS Renato Mazze Lucas). Já na sexta-feira, último dia da campanha, os bairros serão São Carlos (Posto Policial), VenezaI (UBS Walter Cardoso), Jardim Centenário (UBS Onésimo Pinto) e Bugio (Praça Osvaldo Mendonça e  Praça do Anchietão).

 Castramóvel

Desde janeiro desse ano, a equipe do Castramóvel, concentrou a castração de cães e gatos na sede do CCZ, localizado no Centro Administrativo do bairro Capucho, na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, telefone 3179-3564, e realizou até o mês de setembro, a castração de 1.437 animais.

 “O processo de cadastramento é uma oferta para pessoas residentes em Aracaju. Além disso, também vale destacar que esse foi o primeiro cadastro para castração de cadelas, portanto o serviço de castração acontecerá caninos e felinos de ambos os sexos. Assim como o procedimento de castração, o cadastramento dos animais para acesso a esse serviço também teve maior demanda esse ano. Na ação para cadastramento realizada no final do mês de setembro, foram 2.680 animais cadastrados para castração”, enfatiza Marina Sena.

 A gerente explicou ainda que o cadastramento é o primeiro passo do processo de castração, depois disso o animal precisa passar por uma avaliação médica, com a realização de exames que atestarão se ele realmente tem condições de ser castrado.

Além das castrações e vacinação antirrábica, o CCZ oferta ainda os serviços de consultas de triagem de zoonoses (sem oferta de medicação) e orientação em caso de doença que não seja zoonose.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais