Vacinação antirrábica será intensificada em bairros da capital

Foram priorizadas as localidades da zona rural da cidade, concentradas na Zona de Expansão e em bairros circunvizinhos à essa região (Foto: SMS)

Como forma de prevenir a transmissão da raiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará a vacinação antirrábica, a partir desta segunda-feira, dia 9, em pontos estratégicos da cidade.

“Através da Nota Informativa nº 51/2019, o Ministério da Saúde divulgou que apenas mandará doses para a realização de Campanha aos estados que possuem maior risco de transmissão da raiva. Como Aracaju foi classificada como baixo risco, faremos apenas a aplicação das doses em alguns bairros, de casa em casa”, explicou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju, Marina Sena.

Para essa intensificação, foram priorizadas as localidades da zona rural da cidade, concentradas na Zona de Expansão e em bairros circunvizinhos à essa região. De 9 a 18 de setembro, as equipes técnicas percorrerão essa primeira área, aplicando as doses nos animais das residências visitadas.

Bairros como Jabotiana, Capucho, Santa Maria, Soledade, Robalo e Mosqueiro também serão contemplados. “E, após o dia 18, planejamos vacinar os animais dos bairros que fazem fronteira com municípios do interior. Nas próximas semanas vamos divulgar os bairros e a forma de atuação das equipes que aplicarão as vacinas”, complementou a gerente.

Casos da raiva

Em Aracaju, foram registrados dois casos de raiva animal nos últimos três anos, um felino, em 2016, e um canino, em 2017. No ano passado, nenhum caso foi registrado na capital sergipana.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais