Vacinação: Calendário de 2017 terá seis novas vacinas

Meta é vacinar 80% do público alvo (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O calendário de vacinação de 2017, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), apresenta ampliação do público-alvo de seis vacinas: Tríplice Viral, Tetra Viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e Hepatite A.

A mudança já foi comunicada aos Postos de Saúde, como informa a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles. “Basta comparecer às unidades, portando o cartão de vacina, e receber a imunização. É importante lembrar que a atualização das vacinas não é necessária apenas para crianças. Jovens, adultos e idosos também devem ficar atentos e usufruir deste direito”, ressalta.

Para as crianças com menos de cinco anos, há três alterações importantes. Na primeira, a vacina para Hepatite A, que teve a faixa etária de imunização ampliada de dois para cinco anos de idade. A Tetra Viral, que imuniza contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, passa a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. “Antes, aos 12 meses, recomenda-se a Tríplice Viral, seguido da Tetra,que é a segunda dose”, acrescenta.

A vacina contra HPV, a partir deste ano, também será ofertada para os meninos. “Os homens com HIV/Aids, na faixa etária entre 9 e 26 anos, também serão vacinados, além dos imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos”, esclarece. Já os adolescentes com idade entre 12 e 13 anos poderão receber a vacina Meningocócica C (conjugada). Nos próximos três anos esse público será ampliado de forma gradativa e em 2020 deverá abranger pessoas de nove a 13 anos. “Como meta, pretende-se vacinar 80% do público-alvo, formado por 7,2 milhões de adolescentes, segundo o MS. O esquema vacinal será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal”, complementa a gerente de Imunização da SES.

Adultos

A dTpa Adulto passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. No caso das mulheres que não forem imunizadas durante a gestação, a vacina deve ser aplicada em uma dose, logo após o parto. A última alteração é a do público que recebe a Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxuma e Rubéola.

A população entre 20 e 29 anos passam a recebê-la. “Deste modo, duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas uma dose de tríplice viral”, finaliza Sândala Teles.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais