Vacinação contra a gripe imuniza mais de 142 mil pessoas em Aracaju

A segunda parte da Terceira Etapa da Campanha começou no dia 18 de maio e vai até o dia 5 de junho, com foco em adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas (Foto: Sérgio Silva)

A terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe se encerra em 5 de junho, mas até o momento o saldo de pessoas imunizadas tem sido bastante positivo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento cerca de 142.335 pessoas de todos os grupos destinados à vacinação foram imunizadas.

A primeira etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação ocorreu entre os dias 11 e 17 de maio, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Segundo a SMS, todo esse público-algo teve o seguinte índice de imunização:

Criança: 34,43%
Gestantes: 33,10%
Puérperas: 28,64%

Já a segunda etapa da terceira fase da Campanha começou no dia 18 de maio e vai até o dia 5 de junho, com foco em adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas, além de trabalhadores da saúde. Segundo a SMS, até o momento o índice de vacinação é satisfatório.

Trabalhadores da saúde: 121,17%
Idosos: 126,99%
Adultos de 55 a 59 anos: 30, 25%

Estratégia de vacinação

A coordenadora de Imunizações da SMS, Ilziney Simões, destaca que essa estratégia de dividir a vacinação em dois períodos surtiu efeito. “A estratégia de vacinação foi aumentar o tempo da campanha e dividir mais os públicos que devem ir até às Unidades de Saúde, diminuindo também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, destaca.

Para aqueles que ainda não se vacinaram nessa nova fase, a orientação é manter todas as recomendações divulgadas pelos órgãos de saúde. “As pessoas devem manter o uso de máscaras, higienizar as mãos e evitar ficar perto umas das outras enquanto estiveram aguardando atendimento par não gerar aglomeração”, aconselha Ilziney.

Documentação necessária
Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar algum tipo de documentação que comprove sua condição de prioridade.

Fases 1 e 2

A primeira fase ocorreu entre 23 de março e 15 de abril, quando foram imunizados idosos e profissionais de saúde. A segunda fase, ocorreu entre 16 de abril e 8 de maio, e vacinou membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

por João Paulo Schneider 

Com informações da SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais