Vacinação contra Influenza continua para gestantes e crianças

a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou 8.561 pessoas (Foto: Freepink)

Desde o início da Campanha contra a Influenza, no dia 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou 8.561 pessoas.

Até o momento, foram vacinadas 6.153 crianças (com idade entre seis meses a menor de seis anos), 1.795 trabalhadores da saúde, 560 gestantes e 53 puérperas, que são os grupos prioritários dessa primeira fase, que segue até o próximo dia 10 de maio.

“A campanha é sempre organizada por fases e seus públicos-alvo, mas, este ano, essa estratégia tem uma importância ainda maior por ajudar a evitar aglomerações nas nossas Unidades Básicas de Saúde. Por esse motivo, alertamos às gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças dentro da faixa etária da vacinação, para que busquem o serviço dentro desse período, antes que novos grupos sejam adicionados à campanha e a movimentação nas UBS aumente”, orienta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da SMS, Ana Paula Machado.

Dos grupos inseridos na primeira fase, a vacinação dos trabalhadores da saúde contempla, prioritariamente, os profissionais de hospitais e das retaguardas de atendimento covid, os quais estão sendo vacinados em seus locais de trabalho. Crianças, gestantes e puérperas estão sendo vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Acesso

Para ter acesso à vacina contra a gripe, basta se dirigir à UBS e apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina. No caso da gestante, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas.

A senhora Maria de Fátima Oliveira levou o netinho Miguel Santana de Oliveira, de três anos, para se vacinar na UBS Francisco Fonseca. “A mãe dele se preocupa muito em manter o cartão de vacinação atualizado, vem sempre com ele para se vacinar. É importante para a saúde e o desenvolvimento dele, sem dúvida”, reconhece.

Segunda fase

A partir do dia 11 de maio, terá início a segunda fase da campanha contra a gripe, que contemplará idosos com 60 anos ou mais e professores. Sendo assim, é importante que as pessoas que são contempladas na primeira fase, busquem o serviço o quanto antes, para que com a inclusão de mais dois grupos prioritários, o fluxo nas UBS aumente e resulte em aglomerações.

Fonte: PMA

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais