Vacinação de idosos de 80 a 89 anos começará no dia 2 em Sergipe

0
Vacinação contra o coronavírus de idosos de 80 a 89 anos começará no dia 2 de março em Sergipe(Foto: Marcelle Cristinne)

A vacinação dos idosos com idade entre 80 e 89 anos será iniciada em Sergipe na próxima terça, dia 2 de março. A definição se deu nesta quinta-feira, 25, durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas e as secretárias da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do Estado, Mércia Feitosa. A vacinação ocorrerá durante três semanas, por divisão de faixa etária, para evitar aglomerações. Aracaju seguirá o calendário de vacinação conforme foi estabelecido para todos os municípios sergipanos.

A vacinação seguirá a seguinte organização: idosos que têm entre 85 e 89 anos serão imunizados entre os dias 2 e 5 de março; idosos com 83 e 84 anos receberão a vacina de 8 a 12 de março; os idosos com idade entre 80 e 82 serão vacinados entre os dias 15 e 19 de março.

Definição se deu durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas e as secretárias da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do Estado, Mércia Feitosa (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

Orientações para vacinação em Aracaju

Para facilitar o fluxo quando esse novo calendário iniciar, a SMS divulgou orientações sobre como ter acesso ao serviço de vacinação. Confira:

– Para receber a vacina no posto volante no Parque da Sementeira, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, através do banner no Portal da Prefeitura ou do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, será preenchido um formulário contendo dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e indicação do responsável legal, seguido do anexo do comprovante de residência e documento de identificação do idoso. Assim que a data do drive thru for liberada, o usuário deve voltar a acessar o Portal para gerar o código de acesso ao posto volante, o qual deverá ser apresentado no dia da vacinação no drive, impresso ou no celular.

– Idosos dessa faixa etária que são acamados ou domiciliados também deverão se cadastrar para receber a vacina. No mesmo formulário, que será preenchido pelo seu responsável legal, deve ser assinalada a opção ‘acamado’ e anexado relatório médico, junto aos demais documentos. Após a validação do cadastro, a equipe da Saúde entrará em contato para agendar a vacinação em domicílio.

-Idosos que optarem receber a vacina em alguma das 40 Unidades Básicas de Saúde também deverão possuir o cadastro SUS, também conhecido como cartão SUS. Caso esse cadastro já tenha sido feito e esteja atualizado, não é necessário se recadastrar, basta apresentar o cartão SUS e o de vacinação. Caso o idoso tenha mudado de endereço no último ano, é recomendada a atualização. É importante destacar que isso pode ser feito no dia da vacinação. A orientação prévia objetiva otimizar o atendimento quando a vacinação iniciar.

Imunização

Na capital sergipana, 17.597 pessoas priorizadas nas fases iniciais da campanha de vacinação já receberam a imunização contra a covid-19.  Dos idosos com idade acima de 90 anos, acamados e institucionalizados, a Prefeitura já alcançou 100% dos públicos. Profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, somam 62,1% dos vacinados, conferindo uma taxa média de vacinação de 2,64%.

Com informações da SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais