![]() |
Alunos respondem às provas do Enem nos dias 3 e 4 (Fotos: Portal Infonet) |
Alunos que sonham com uma vaga na universidade respondem neste sábado e domingo, 3 e 4, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O movimento é intenso e pais e professores se aglomeram em frente aos locais de prova na torcida para que os alunos tenham um bom desempenho. No primeiro dia, são aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já no segundo, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
Para a estudante Alane Santana, 18, a prova ainda é um grande desafio. “Acredito que vai ser uma prova difícil, até porque é a primeira vez que vou fazer e não sei que me espera”, revela a garota que pretende cursar enfermagem.
Confiante, a estudante Amália Braga, 17, espera se dar bem na redação. Tenho muita facilidade em escrever e por isso acho que vou me dar bem na redação. A língua estrangeira que escolhi também conta. O que me preocupa um pouco são as questões de exatas, pois tenho uma certa dificuldade”, destaca.
![]() |
Ana Karla faz a prova pela 4ª vez |
Ana Karla Almeida que faz a prova pela 4ª vez conta que a maior dificuldade é o tempo para a prova do 2º dia. ”São 90 questões e ainda tem a redação. Então, o tempo para ler, interpretar e responder a questões acaba sendo insuficiente”, comenta.
Além dos alunos, professores também estavam de plantão na porta das escolas. “A gente vem aqui para dar uma força ao aluno. Passamos o ano inteiro preparando os garotos, mas na hora eles sempre têm um friozinho na barriga. Então é bom que nós professores estejamos por perto, para dar uma última dica e até para dar uma água ou chocolate” diz o professor Helber Jeferson Rezende.
Comércio
![]() |
Comerciante Gilvan dos Santos afirma lucrar até 50 % nesse período |
Em época de Enem, há quem lucre com o movimento. É o caso do vendedor Gilvan Santos que afirma lucrar de 30 a 50% nesse período. “Aproveito para aumentar minha renda, pois o movimento é sempre muito bom. Só fico triste em saber que não vai mais ter o vestibular. Para a gente que trabalha com vendas, os dias das provas representavam o 13º salário.
Rosângela Santos também aproveita os dias do Enem para ganhar um dinheiro extra. “Vendo caneta, água, refrigerante e até energético. Tem que dar uma ajudinha no orçamento e toda vez que venho assim, consigo tirar pelo menos R$ 150”, conta.
UFS
![]() |
Rosângela também aproveita a data para ganhar um dinheiro extra |
O vestibular 2013 da UFS será o primeiro a adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas sem aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFS oferece 5.500 vagas em 106 opções de cursos dos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.
Por Verlane Estácio e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B