Estudantes de Ricahuelo se preparam para prova

Estudantes de Riachuelo (Foto: Divulgação Empauta)

Na próxima semana, entre os dias 7 e 11 de novembro, estudantes dos 5os e 9os anos das escolas públicas de todo o país irão participar da Prova Brasil. Em Riachuelo, município da grande Aracaju, a Secretaria de Educação tem preparado os alunos para a avaliação desde o início do ano letivo.

“Aplicamos o ‘simuladinho’, que é uma forma de fazer com que os estudantes se acostumem com o estilo e o ritmo da prova. Até o cartão de resposta nós colocamos. Além disso, este teste funciona também como um reforço escolar”, explica a secretária, Maria Suzana.

E a ação tem dado certo. Nas últimas edições da prova, segundo a gestora, o município tem ficado acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação. “A expectativa para esta edição da Prova Brasil é atingirmos a nota 3,2, mas temos certeza que vamos ficar acima da meta”, aposta a secretária.

Desenvolvimento

A gestora informa que a educação em Riachuelo tem “melhorado muito”. Desde o início desta administração, segundo ela, foram implantados diversos projetos e ações que têm contribuído para o desenvolvimento da educação pública municipal.

“Os estudantes que estão com dificuldade no processo de alfabetização recebem atenção reforçada, dada através da nossa psicopedagoga. Ela trouxe a ideia do Rio de janeiro e aplicou aqui no município. A aula de reforço é individual, tem a duração de uma hora e tem dado muito certo”, conta Suzana.

Outro projeto que tem ajudado no desenvolvimento dos alunos é o “Contador de Histórias”, e a secretária explica o funcionamento. “Toda sexta-feira, os professores dedicam uma hora da aula para a leitura. A convivência com os livros melhora muito o desempenho dos estudantes, principalmente em português”, destaca ela.

Além disso, há também iniciativas voltadas aos professores e diretores das escolas. “Nós realizamos a ‘Hora do Estudo’, onde os educadores se reúnem para discutir assuntos pertinentes e o ‘Planejamento por Escola’, onde cada diretor discute com seu quadro de funcionários quais as necessidades de sua instituição”, completa.

A prova

A prova Brasil é o exame que avalia a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas do país. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a avaliação é voltada para habilidades em Língua Portuguesa, com o foco na leitura, e matemática, sendo aplicada em estudantes do 5º e 9º ano, as antigas 4ª e 8ª séries.

Os municípios que alcançam resultados positivos nos testes,  cumprindo com as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aumentam as arrecadações da cidade. Ou seja, o cumprimento, implica no recebimento de verbas.

Além disso, a avaliação auxilia os governantes nas decisões e direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim com a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Fonte: Empauta

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais