Professores lutam pela valorização da carreira (Fotos: Portal Infonet) |
Na manhã desta sexta-feira, 16, professores da rede municipal de ensino realizaram um ato público na praça Fausto Cardoso, Centro da capital. De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (Sindipema), Maria José do Nascimento, a manifestação é para lembrar que o sindicato continua na luta pela valorização da carreira do professor.
“O nosso principal objetivo é a valorização da carreira do magistério e o pagamento do piso na carreira do professor. Além dessa luta, temos algumas pautas nacionais que é a aprovação do Plano Nacional de Educação que contemple a garantia de aplicação de 10% do PIB brasileiro na educação pública”, enfatiza.
A vice-presidente do Sindipema diz ainda que a merenda escolar e a estrutura das escolas precisam ser melhoradas.
Panfletos foram distribuídos entre a população |
“Em muitas escolas existe a falta do material escolar. A questão da merenda também é preocupante porque em muitas escolas os alimentos chegam com atraso ou chegam demais. Um exemplo é que algumas escolas recebem muito tomate e pimentão, mas falta a carne que chega com atraso. Então esse atraso provoca um prejuízo porque alguns alimentos são desperdiçados porque dependem de outros para fazer a comida”, analisa.
Salários
Em agosto desse ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju divulgou tabela onde explica a remuneração dos professores. A tabela abaixo esclarece a faixa de remuneração computado o vencimento base e vantagens pessoais. Segundo a PMA somente 162 professores percebem menos de R$1.500 e existem 35 que tem remuneração superior a R$ 5 mil. A tabela inclui o percentual da quantidade de professores e a média salarial de cada faixa.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B