Pais reivindicam maior número de vagas na rede municipal

Na rede de ensino ainda há vaga (Fotos: Portal Infonet)

Teve início nesta sexta-feira, dia 27, o período de matrículas para alunos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede municipal. Os estudantes terão até o dia 29 de fevereiro para garantir a vaga oferecida em diversas escolas da capital.

Apesar do primeiro dia de matrícula, o número de vagas ofertadas não foi suficiente para atender a demanda dos pais de alunos que procuraram uma rede de ensino mais próxima.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araujo, localizado no bairro São Conrado, foram distribuídos ainda nas primeiras horas da manhã cerca de 175 senhas, mas que não foram suficientes para atender a grande procura. No intuito de tentar conseguir uma vaga para os filhos, muitos pais fizeram filas em frente à rede de ensino e não faltaram reclamações.

Indignada com a falta de vaga para o 6ª ano, a mãe Maria José disse que vai procurar seus direitos para evitar que a filha fique sem estudar. “Sempre vejo divulgar na televisão que os alunos devem estudar próximo as suas casas, mas quando chego aqui dizem que não tem vaga. Ganho um salário, tenho cinco filhos e não tenho dinheiro para colocar minha filha em escola particular nem para estudar em uma escola no centro”, desabafa.

Maria José conversa com o coordenador Pedro de Santana (blusa branca)

Já na Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, a situação é diferente. De acordo com a coordenadora Cleide Selma Santana do Nascimento, há vagas em todos os anos. “Ainda não fizemos a distribuição de senhas porque não houve necessidade. A procura ainda é pequena e não podemos ainda informar quantas vagas existem, pois ainda tem aluno fazendo recuperação”, informa.

Coordenação

O coordenador geral da Escola José Conrado de Araujo, Pedro de Santana Santos, esclareceu que apesar da procura, ainda há vagas em algumas turmas. “Ainda temos sete vagas para o 1º ano, quatro para a 7ª serie e outras, mas para a 5ª e 6ª serie não temos vagas. Houve apenas um tumulto inicial dos pais para ver se tinha vaga. Começamos a entregar a senha antes das 7h30 da manhã. Se caso haja alguma desistência ou um pedido de transferência para outra escola, ligaremos para alguns pais que estão na lista de espera para ver a possibilidade de matrícula”, diz.

Documentos

Para o ingresso no ensino fundamental devem ser entregues duas fotos, certidão de nascimento, declaração ou transferência. Neste caso, o pai ou responsável, bem como o próprio aluno que tiver alcançado a maioridade, deverão assinar o Termo de Responsabilidade Patrimonial, com base na Lei Nº 3088/2003. Entretanto, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental será efetivada se a criança tiver seis anos de idade completos até 31 de março deste ano.

O período letivo das escolas de ensino fundamental terá início no dia 19 de março.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais