Parlamento Jovem: SEED seleciona quatro projetos

Os selecionados serão enviados à Câmara dos Deputados (Foto: Maria Odília)

A Secretaria de Estado da Educação, através da Assessoria Internacional, realizou na manhã desta terça-feira, 20, a seleção dos Projetos de Lei enviados por alunos que pretendem participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB/2017). Quatro projetos foram selecionados e serão encaminhados pela assessoria para a Câmara dos Deputados.

A banca examinadora foi composta pelo professor de Sociologia, Yuri Norberto, pela professora de Língua Portuguesa, Rosa Maria Barreto Costa, e pelo advogado representante da Assessoria Especial da Seed, Clériston Prado Costa Dias Batista.

O programa é destinado às escolas públicas estaduais, federais e particulares, podendo participar alunos de 16 a 22 anos, matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio, ou na 2ª, 3ª ou 4ª série do ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio.

De acordo com a coordenadora estadual do PJB, Célia Gil, a experiência será benéfica para os estudantes. "Este é um momento de avaliação dos Projetos de Lei dos nossos alunos. O programa vai trazer um benefício grande para o nosso estudante que for selecionado, pois irá vivenciar na prática o dia a dia e os trabalhos de um parlamentar na Câmara dos Deputados", disse.

Já técnica da Assessoria Internacional, Nádia Cardoso, disse que os alunos estão mais maduros em relação aos temas. "Houve um avanço muito grande, principalmente nas temáticas ambientais. Eles fizeram os projetos levando a sério e sinto que estão influenciados por essa reavaliação dos papeis do legislador", afirmou.

Avaliação

Os integrantes da banca examinadora apreciaram os projetos e destacaram a qualidade. Foi o caso do professor Yuri Norberto. "Gostei bastante dos projetos que li. Mostram que os jovens estão atualizados sobre o que está acontecendo na sociedade e que são capazes de identificar problemas e apontar soluções", declarou.

Já o advogado Clériston Batista disse que "foram criadas ideias muito boas que poderão ser apresentadas pelos congressistas. Fizeram projetos com didática bem elaborada. Esperamos que nosso estado faça bonito no projeto que for selecionado".

Após a inscrição, a Câmara dos Deputados realizará uma seleção final dos projetos enviados pelos estados e serão divulgados os nomes dos 78 estudantes que se tornarão jovens deputados, representando todas as unidades federativas do país.

No período de 25 a 29 de setembro de 2017, os alunos vencedores irão a Brasília para vivenciar os trabalhos dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. Mais informações podem ser obtidas através da Assessoria Internacional da Seed (3253-8112) ou pelo site www.camara.leg.br/pjb.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais