Diagnóstico de qualidade de escolas é apresentado à Seed

Diagnóstico de qualidade de escolas e apresentado à Seed (Foto: Seed)

Membros do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) apresentaram ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, os resultados da Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem Matemática e da Língua Portuguesa, realizada em 17 escolas da rede estadual de ensino que oferecem o ensino médio integral. São objetivos do diagnóstico identificar as habilidades em que os alunos apresentaram melhor desempenho e as que ainda apresentam fragilidades; apontar os conteúdos a serem inseridos no Plano de Ação e analisar sugestões de temas didáticos para o apoio à aprendizagem dos alunos.

A apresentação dos diagnósticos coube aos professores do IQE, Fátima Nascimento, Suedy Azevedo e Graça Brito, em encontro realizado nesta segunda-feira, 17, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed. Após a conclusão do diagnóstico, que aconteceu nos meses de maio e junho de 2017, os técnicos do Instituto Qualidade de Ensino, apresentaram o direcionamento pedagógico no sentido de oferecer oficinas de formação continuada para professor com os temas identificados pela avaliação.

Foram sugeridos também, orientação e acompanhamento para a retomada dos conteúdos em sala de aula utilizando metodologias diferenciadas; elaboração de um Plano de Ação e atividades para os alunos que favoreçam a aprendizagem; aplicação das sequências didáticas sugeridas.
"É importante a gente ter uma visão clara de como está o nosso aluno na chegada do ensino médio, qual o perfil que ele traz e qual o conhecimento que ele tem da língua portuguesa e da matemática. A partir desses resultados, a gente pode minimizar os problemas existentes e corrigi-los com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino", ressaltou a professora Fátima Nascimento.

Segundo ela, as maiores dificuldades encontradas pelos alunos de matemática, por exemplo, são os conhecimentos de base em relação aos números e operações. "Com relação à Língua Portuguesa, detectamos que as maiores dificuldades são a compreensão da leitura, interpretação e a produção textual", disse Nascimento.

Escolas envolvidas

O trabalho realizado pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE) atingiu 3.436 alunos de 17 escolas de Aracaju e do interior: Atheneu Sergipense, Dom Luciano, Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, José Rolemberg leite, Ministro Marco Maciel, Senador José Alves, Santos Dumont, Vitória de Santa Maria, 28 de Janeiro, Manoel Messias Feitosa, Joana de Freitas Barbosa, Professor Hamilton Alves Rocha, Professor Nilson Socorro, Maria das Graças Moura, João de melo Prado, Professor Raimundo Mendonça  e Marechal Pereira Lobo.

Fonte: Seed 

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