Educação inicia segunda fase da formação continuada

Evento vai acontecer nos dias 21 e 22 em Aracaju 

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação/ Núcleo de Educação do Campo (DED/ Necam), realizará nos dias 21 e 22 de julho, a partir das 8h, no hotel Orion, em Aracaju, o I Módulo da Formação Continuada para professores que atuam nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas Escolas do Campo.

A referida formação será dividida em três módulos com carga horária de 60 horas, organizada através de palestras, oficinas, relatos de experiências, exposições artísticas e momentos culturais. “O objetivo é levar professores, coordenadores e técnicos das Diretorias Regionais a refletirem sobre a função social da leitura e da escrita nos espaços escolares e socioculturais, bem como desenvolver essas competências e habilidades, articulando-as às diversas áreas do conhecimento por meio de práticas significativas que resgatem os aspectos culturais, históricos, ambientais e artísticos nas Escolas do Campo”, enfatiza Acácia Daniel, coordenadora do Necam.

Participarão deste encontro instituições e departamentos parceiros do Projeto Lê Campo, como: Biblioteca Biafa (Secretaria de Estado da Cultura) e Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase).

Na programação, a representante da Secult, Cláudia Stocker, falará sobre a #RedeLereCompartilhar e, especialmente, sobre a extensão desta rede em Sergipe, a qual recebe o nome #EuLeio (Sacolas Circulantes), inclusive com resultados positivos nas Escolas do Campo.

O coordenador do Dismea do Dase, Marcos Vinícius dos Anjos, explanará sobre o livro didático e aquisição de acervo literário de escritores sergipanos para as escolas da Rede Estadual de Ensino, dentre outras ações.

A professora da Universidade Federal de Sergipe, Marilene Santos, proferirá a palestra Educação do Campo uma política em construção: desafios para o Brasil e para Sergipe, assim como também terá a participação dos contadores de histórias Sophia Santana, Luiz Carlos da Hora e Maria Luísa Melo.

Primeira fase

A primeira fase da formação aconteceu nos dias 14 e 15 de julho, com professores das escolas do campo, coordenadores, técnicos das Diretorias Regionais de Educação.  A formação foi dividida em três módulos com carga horária de 60 horas. Foram abordadas temáticas sobre os desafios e possibilidades do ensino médio no campo.

Durante a manhã, a coordenadora do Serviço de Ensino Médio, Gilvânia Guimarães, proferiu uma palestra sobre "Os desafios do Ensino Médio". Pela tarde, houve mesa-redonda com o tema "Processo Histórico da Educação no Brasil", e a palestra "História da Educação no Brasil", proferida pela professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, da Universidade Federal de Sergipe.

Durante toda a tarde e todo o dia de sábado, 15, outras palestras, relatos de experiências e atividades interdisciplinares foram realizadas no curso de formação.

A rede estadual possui atualmente 54 unidades de ensino que ofertam a Educação no Campo, entre os anos iniciais, anos finais e ensino médio regular e EJA.

Programação completa

Dia 21 de julho – sexta-feira

8h – Credenciamento dos participantes.
9h – Lanche
10h30 – Mesa de Abertura
Profª. Gabriela Zelice de Queiroz da Cruz – Diretora do DED – Departamento de Educação
Profª. Acacia Maria Feitosa Daniel – Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo – Necam
11h – Palestra: Educação do Campo uma política em construção: desafios para o Brasil e para Sergipe – Marilene Santos – Profª. Doutora em Educação – UFS
11h40 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Contação de Histórias * Valentina, a sereia, de Rita Masser – Sophia Santana – (pequena contadora de 07 anos)
14h15 – Mesa Redonda: Concepções e Práticas Significativas na Educação do Campo
Apresentação do Projeto Lê Campo – Profª Jeane Caldas – Mestranda em Comunicação – FUNIBER
#RedeLereCompartilhar e #EuLeio – Claúdia Teresinha Stocker – Bibliotecária com especialização em Gestão da Informação – UFS
Ações da Dismea – DASE – Marcos Vinícius dos Anjos – Professor com especialização em Docência Universitária – UFS
Mediadora: Profª. Flávia Cristina Santos – Pedagogia – UFS e especialização em Educação Inclusiva – Faculdade Atlântico
15h30 – Debate
16h – Intervalo
16h40 – Relatos de Experiência do Projeto #EuLeio (Sacolas Circulantes) – Profª. Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho – Doutoranda em Educação – PPGED – UFS
Profº. José Antônio – Pedagogia com especialização em Educação Inclusiva e AEE –  UNIVERSO
17h30 – Debate
18h30 – Jantar
20h – Noite Cultural:
Contação de Histórias
*Zé Peixe, o menino do mar, de G. Aguiar – Luiz Carlos da Hora – Professor de Língua Portuguesa e contador de histórias
*O conto popular Labismina, de Sílvio Romero – Maria Luísa Melo – Contadora de histórias da BIAFA
Exposição das Ilustrações do Livro A Maravilhosa História de Tia Ruth, de G. Aguiar
22h – Encerramento

Dia 22 – sábado

8h – Oficina: Produção de Cantinhos de Leitura
10h – Intervalo
11h – Socialização dos trabalhos.
12h30 – Almoço
14h – Encerramento

Fonte e Foto: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais