A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, recebeu na manhã desta quarta-feira, 5, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Leó Filho e membros da Comissão Central Organizadora dos I Jogos Sergipanos da Mulher. Eles entregaram à primeira-dama o convite para a abertura oficial do evento, que começa neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Eliane Aquino é a madrinha dos Jogos e fará a declaração de abertura das competições.
Os Jogos Sergipanos da Mulher foram criados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), com o objetivo de homenagear a mulher sergipana e incentivar a prática esportiva feminina em diversas modalidades.
De acordo com a primeira-dama, os Jogos são uma excelente oportunidade para incentivar a prática de esportes entre as mulheres. “A realização deste evento tem o objetivo de comemorar o Dia da Mulher de forma pró-ativa. A mulher vem ganhando espaço dentro da sociedade e na área esportiva não é diferente. Pretendemos com esses jogos, descobrir novos talentos”, afirmou Eliane Aquino.
Já o secretário Leó Filho destacou a iniciativa do Governo do Estado na realização da competição. “A promoção deste evento é algo inédito em todo o país. É a primeira vez que um Governo promove uma competição exclusivamente para as mulheres. É uma forma de homenagear a mulher, que a cada dia vem ampliando suas conquistas”, disse ele.
A competição
Os Jogos Sergipanos da Mulher reúnem 16 modalidades esportivas. São elas Atletismo, Capoeira, Ciclismo, Dama, Dominó, Futebol, Futsal, Ginástica Geral, Handebol, Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia 4×4 e Xadrez.
A abertura do evento será realizada no próximo sábado, às 19h30min, no Ginásio de Esportes do Augusto Franco/Sesi. Ao todo, 44 entidades foram inscritas e mais de 700 atletas irão disputar as competições.
A solenidade de abertura contará com a presença da SEC – Banda, Coral da Petrobras, grupos folclóricos, grupos de dança e sorteio de vários brindes. Encerrando a solenidade, as equipes de handebol do Colégio Dinâmico e da cidade de Nossa Senhora da Gloria fazem o jogo inaugural dessa modalidade.