|
Momento do anúncio do nome de Valadares Filho (Fotos: Portal Infonet) |
“O grande embate dessas eleições é entre o velho e o novo e a grande figura desse início de campanha é Rogério Carvalho, que num gesto histórico de quem tinha tudo para continuar na luta, disposição e coragem, de quem tinha legitimidade para levar esse embate até as últimas instâncias e sair vitorioso, decidiu pela unidade da coligação”. Foi o que afirmou o governador ao oficializar o nome do deputado federal Valadares Filho (PSB) como o pré-candidato do grupo a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). O nome do pré-candidato a vice será indicado pelo Partido dos Trabalhadores e ficará a cargo de Rogério Carvalho coordenar a escolha.
Segundo Déda, a unidade entre todos os partidos que formam a coligação, a exemplo do PCdoB, PMDB e PSB, não é um resultado do seu talento articulador. “É fruto da inteligência estratégica de quem vê na frente e da humildade de quem está se vocacionando a ser liderança. De alguém que sabe que quando a história prepara o nosso lugar, nós precisamos ter a tranqüilidade de não acelerar o relógio. Paciência histórica não é comodismo, nem covardia, é a capacidade de ler no passar dos dias, a mensagem do tempo e esperar as condições objetivas para encarnar num determinado momento, a vontade coletiva de liderar o povo na direção do progresso. E essa paciência Rogério tem”, acredita.
|
Déda também anuncia Rogério como presidente estadual do PT |
Marcelo Déda destacou que Rogério sai maior do que entrou no processo. “Primeiro porque mostrou que não tem medo de campanha difamatória, botou a cara e foi para a disputa. Segundo porque mostrou que sabe respeitar, valorizar e construir o seu partido, veio para dentro do PT buscar a legitimidade a sua proposta. Terceiro porque conquistou a maioria dos companheiros”, acredita.
Fantasma
O governador ressaltou que “ergueram um fantasma de acusações e denúncias contra um companheiro cuja militância e presença nesse estado tem a marca da qualidade, da dignidade e coragem, que é Rogério Carvalho. Se nós do Partido dos Trabalhadores estamos acostumados a combater bicho feio, quanto mais fantasmas. A disputa é dura, mas nós compreendíamos que para além dos resultados da pesquisa, era preciso que todos os partidos da coligação tivessem o mesmo candidato. Não adiantava o PT sair com a metade de coligação e o PSB com a outra metade”.
|
Rogério demonstrando o 'nó na garganta' e… |
Como informou semana passada em primeira mão o Portal Infonet, o deputado federal Rogério Carvalho será o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em lugar de Silvio Santos. “Rogério soube fazer a sua luta, construir a sua vontade e ouvir a vontade dos outros. Ele voltará às ruas como um guerreiro com a armadura da estrela, vai coordenar a escolha do nome do pré-candidato a vice prefeito e presidir o nosso partido aqui no estado”, afirma.
Escolha
Sobre a escolha de Valadares Filho, Déda afirmou que era preciso um nome que merecesse unificar o palanque e que fosse digno do gesto de Rogério e do apoio de todas as lideranças.
|
… observando a alergria de Valadares Filho que … |
“Esse nome é o jovem deputado federal Antonio Carlos Valadares Filho, escolhido para derrotar o atraso que muda de roupa e não muda de cabeça. Esse menino tem consciência e carrega no seu próprio nome a sua descendência como filho do senador Antonio Carlos Valadares. Buscamos alguém que defenda o que é conquista, que tenha a nossa confiança de valorizar o que foi feito por mim e Edvaldo Nogueira em 12 anos e o que ainda precisa de ajustes. O que for de erros, meta o pé e faça de novo”, enfatiza.
“Os companheiros percebiam que era a hora do Partido Socialista Brasileiro. Era a hora da renovação, de legenda e de geração. Nós todos compreendemos que o que a oposição está preparando é um retorno a 1974 quando eu tinha 14 anos e o que nós estamos mostrando é que ao contrário deles, nós sabemos renovar. A direita em Sergipe, há quase 40 anos só tem um nome a apresentar, o único diálogo é com o passado”, acrescenta.
Nó na garganta
|
… promete: "Todos nós temos obrigações com você" |
Apesar de o tempo todo o governador Marcelo Déda enaltecer Rogério Carvalho, o deputado federal parecia não estar conformado com a escolha, como se estivesse com um ‘nó na garganta’. Foram raros os momentos em que os discursos puderam arrancar o sorriso de Rogério e na sua fala não perdeu a oportunidade de falar sobre o sonho de administrar a capital sergipana.
“Desde 1996, sonho com a oportunidade de um dia poder ser escolhido para governar a cidade, para participar de um projeto executivo. Quero deixar a todos a convicção de que lutei para chegar a condição de candidato da coligação. Lutei com todas as forças. Submetido às regras do meu partido lutei para que pudéssemos ter o PT na liderança, mas compreendi que o maior patrimônio que a gente tinha era a unidade, fazendo política como civilizado, sem ódio. Agora o PSB está nesse processo, é legítimo e eu estarei ao lado do deputado Valadares Filho porque esta não é a campanha do PSB, mas do bloco que tem amor por Sergipe”, diz.
Ética
O pré-candidato Valadares Filho enfatizou a ética na política e na administração pública. “O novo como diz a canção sempre chega e o novo está chegando mais uma vez, não só na idade, mas nas idéias e na forma de fazer as coisas e de não admitir a corrupção na Prefeitura de Aracaju”, afirma.
Valadares Filho aproveitou para agradecer a Rogério Carvalho. “Meu amigo irmão, colega de parlamento Rogério Carvalho, nós jamais viveríamos esse momento sem o seu gesto de grandeza e um dia seremos liderados por vossa excelência, que demonstrou ser um companheiro de futuro. Esse passo que está dando para trás, dará outros para a frente. Todos nós dessa aliança temos obrigações com você, não tenha dúvidas disso”, promete.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B