![]() |
Comissão especial sabatinou Susana Azevedo (Foto: Agência Alese) |
A Assembleia Legislativa de Sergipe, através de uma Comissão Especial constituída pela presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), com cinco parlamentares, sabatinou, no final da manhã dessa segunda-feira, 24, na Sala de Comissões da AL, a deputada estadual Susana Azevedo, que concorre à vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, em decorrência da aposentadoria da conselheira Isabel Nabuco D’Avila.
Susana Azevedo fez sua exposição destacando o papel do TCE na fiscalização dos recursos públicos e ressaltou o papel moderno das Cortes de Contas como órgãos que atuam na prevenção a irregularidades e ilegalidades na Administração Pública.
A indicação de Susana Azevedo foi aprovada e o projeto de decreto legislativo agora será apreciado na Ordem do Dia, em uma sessão ordinária ainda a ser definida, no plenário da Assembleia Legislativa, em turno único e em votação aberta. Da mesma forma acontecerá com a outra Comissão Especial, também com cinco parlamentares, que vai se reunir e agendar a sabatina ao outro candidato à vaga do TCE, o ex-deputado Belivaldo Chagas.
Aprovado qualquer um dos projetos de decreto legislativo que faz a indicação do conselheiro do TCE, será feita a publicação do mesmo no Diário Oficial do Estado e, em seguida, caberá ao governador Marcelo Deda (PT) fazer a nomeação da (o) mesma (o) para a vaga. O consultor geral legislativo da Casa, Igor Albuquerque, foi designado pela presidência da Assembleia para secretariar os trabalhos da Comissão Especial.
O processo de indicação dos conselheiros do Tribunal de Contas atende ao que versa o artigo 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual de Sergipe.
Sabatina
A Comissão Especial que sabatinou Susana Azevedo foi constituída pelos deputados Raimundo Vieira (PSL), Venâncio Fonseca (PP), Zé Franco (PDT) – presidente da Comissão, Antônio dos Santos (PSC) – relator, e João Daniel (PT) – vice-presidente da Comissão. Após a oitiva dos membros da Comissão, o relator Antônio dos Santos fez a leitura de seu voto pela aprovação do nome de Susana Azevedo para a vaga, posição que foi acompanhada pelos demais membros da Comissão Especial.
O deputado João Daniel colocou que se sentiu contemplado com a exposição feita por Susana Azevedo e não lhe fez qualquer questionamento. “Acho que o Tribunal de Contas pode servir ainda mais como um órgão técnico e comprometido com os interesses públicos. E não tenho dúvidas que a deputada Susana Azevedo, por sua passagem no Legislativo e no Executivo, pode fazer um grande trabalho como conselheira”, disse, sendo acompanhado pelo deputado Venâncio Fonseca, que teve a mesma linha de raciocínio.
Por sua vez, o relator Antônio dos Santos colocou que estava feliz e honrado por compor a Comissão Especial. “Acompanhei sua exposição, deputada Susana, e percebi sua preocupação os serviços do TCE, na fiscalização de recursos para assistência à população. Confesso que me senti contemplado por perceber sua lucidez, conhecimento e pela convicção da tarefa que lhe será imposta neste novo cargo. Como membro e relator desejo sucesso e êxito, sendo a escolhida, no exercício da função”.
Como presidente da Comissão, o deputado Zé Franco fez uso da palavra e disse que “não poderia deixar de parabenizar Susana Azevedo pela tranquilidade com que veio hoje, de bem com a vida, feliz e com Deus. Fez uma exposição brilhante e sensata. O Tribunal de Contas é um órgão auxiliar fundamental para a Assembleia Legislativa e para as Câmaras Municipais”.
“Tenho certeza que, se eleita, Susana vai marcar um ato histórico nesta Casa, onde os deputados vão votar com liberdade de expressão, com dignidade, naquilo que for melhor para o Parlamento sergipano. Susana atende os pré-requisitos para o cargo e só quem ganhou com isso foi o povo de Sergipe e a AL. O mais importante para a democracia é que o voto em plenário vai ser aberto e que Deus ilumine Susana Azevedo para que ela possa desenvolver um excelente trabalho lá no TCE”, completou o deputado Zé Franco.
Susana Azevedo
Após as colocações dos membros da Comissão Especial, Susana Azevedo agradeceu aos deputados e se comprometeu em desenvolver um bom trabalho. “Gostaria de agradecer pelas palavras que ouvi hoje e assumo o compromisso de fazer o melhor pelo poder Legislativo, ajudando a administração pública em todos os níveis para tenha transparência, lisura e, sobretudo, respeito aos princípios constitucionais e que sejam eficientes. Muitos administradores hoje em dia estão preocupados com a legislação, mas pecam pela falta de eficiência na prestação do serviço público”.
“Temos que atuar e cobrar a boa aplicação dos recursos para a população. Me coloco a disposição de todos para que se garanta o desenvolvimento e o progresso, assegurando que farei o que estiver ao meu alcance para honrar esta Casa, mas, acima de tudo, o povo de Sergipe que sempre depositou um voto de confiança no trabalho de Susana Azevedo”, concluiu a deputada.
Fonte: Agência Alese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B