Comissão de Combate a Corrupção vai atuar nas eleições

A comissão quer criar um canal entre o cidadão e os orgãos fiscalizadores sobre denúncias (Fotos: Portal Infonet)

A Comissão Permanente de Combate à Corrupção vai atuar nas eleições municipais do próximo domingo, dia 7 de outubro. A informação foi passada nesta segunda-feira, dia 1º , em uma reunião de implantação do Comitê realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe e que contou com as presenças de representantes de entidades do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Aracaju (Conal), Ministério Público Federal e do Conselho Regional de Contabilidade.

A comissão tem por finalidade criar um canal de intermediação entre o cidadão e os órgãos fiscalizadores a exemplo da Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e da ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) no intuito de barrar a corrupção eleitoral durante o pleito.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, os membros da Ordem estarão em regime de plantão no dia das eleições para colher as denúncias do cidadão eleitor. “Faremos visitas as sessões eleitorais tanto na capital quanto nas comissões regionais para a identificação da compra de voto e do abuso do poder econômico. A nossa preocupação inicial é fazer um filtro do tipo de denúncia, que não seja anônima, nem uma denúncia vazia ou um trote do candidato adversário. Faremos um pequeno filtro e redirecionaremos essa denúncia para os órgãos competentes”, afirma Augusto.

As denúncias serão encaminhadas para os órgãos competentes

Após as eleições, a comissão realizará uma reunião para discutir quais os planos de ações que deverão ser colocados em prática já a partir dos próximos meses.

Ainda segundo Carlos Augusto Monteiro, a comissão vai tentar chamar atenção do cidadão para a importância do voto consciente não apenas no período eleitoral. “A ideia agora central com a criação dessa comissão é que ela seja muito mais ampla e não seja só especifica para as semanas que antecedem as eleições. É preciso implantar no jovem e no cidadão a ideia de que haja cada vez mais uma consciência cidadã e através das escolas e dos estudantes de ensino fundamental resgatar aquelas ideais basilares do dever cívico e do amor à pátria. Tudo isso para que a prática da compra de voto não seja uma coisa tão facilmente absorvida pelo cidadão”, diz Augusto.

Denúncias

No domingo das eleições, as denúncias do cidadão podem ser feitas pelo telefone (79) 3301-9100 e através do email presidente@oabse.org.br, como também se dirigir a sede da OAB localizada na Av Ivo do Prado, nº 1072, bairro São José.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais