Pessoa com deficiência pode receber auxílio durante voto

Atendimento prioritário é reservado também para pessoas com deficiência (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Eleitores com deficiência ou que apresentam redução de sua mobilidade podem receber auxílio durante a votação deste domingo, 5. De acordo com o guia do eleitor, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), mesmo que não haja nenhum pedido prévio, é possível que a pessoa possa ser ajudada por alguém de sua confiança, devendo ficar de fora servidores da Justiça Eleitoral ou membros de coligação ou partido político.

“Para os eleitores com deficiência visual serão assegurados: a utilização do alfabeto comum ou do sistema braile para assinar o caderno de votação ou assinalar as cédulas, se for o caso; o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela Mesa Receptora de Votos; o uso do sistema de áudio, quando disponível na urna; o uso da marca de identificação da tecla número 5 da urna”, informa o guia.

Prioridade

Mulheres grávidas e lactantes [que estão amamentando], pessoas com deficiência e com idade acima de 60 anos têm atendimento prioritário, segundo a legislação eleitoral. Além deles, policiais militares em serviço, candidatos e membros da Justiça Eleitoral, como promotores, juízes e seus auxiliares também têm prioridade.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais