Presidente do TRE visita escolas que registraram filas

Cezário Siqueira e equipe do TRE durante visita a um dois estabelecimentos de ensino (Fotos: Portal Infonet)

Com a finalidade de dar mais celeridade à votação do 2º turno das eleições 2014, marcadas para o próximo dia 26 de outubro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), o desembargador Cezário Siqueira Neto, visitou na manhã desta sexta-feira, 17 locais de votação em estabelecimentos de ensino nos bairros Santa Maria, Farolândia, Jardins e Luzia.

“Estamos visitando os locais onde vamos fazer modificações na localização de sessões. Em  três escolas  do bairro Santa Maria [André Mesquita, Laonte Gama e Diomedes Silva] nós estamos retirando sessões e realocando num outro colégio que é o Vitória do Santa Maria, que tinha apenas uma sessão e vai conter agora sete, o que vai dar mais conforto a todos eleitores e, com as medidas técnicas que são tomadas pelo secretário de Tecnologia da Informação, José Peixoto e sua equipe, certamente teremos um andamento muito mais célere do que no 2º turno”, acredita Cezário Siqueira.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe

De acordo com ele, está tudo tranquilo como no primeiro turno. “Não há incidentes, as reclamações ocorrem, mas é um processo muito complexo que envolve muitas pessoas e mobiliza toda a população do país. Somente em Sergipe, temos mais de um milhão e 400 mil eleitores. No primeiro turno tivemos mais de um milhão e 200 mil votando”, ressalta.

O presidente do TRE/Sergipe disse ser natural a ocorrência de problemas com urnas eletrônicas.

“É natural, não na monta que tivemos no primeiro turno. Por incrível que pareça nós tínhamos tomado toda a precaução de trocar a maior parte das urnas de Sergipe com a autorização do Tribunal Superior Eleitoral. Foram trocadas por modelos de 2013, que eram as mais recentes, mas mesmo assim tivemos problemas de ordem técnica e nós estamos tentando sanar. Inclusive veio um técnico do TSE na parte de sistema, para juntamente com Dr. Peixoto e sua equipe, reverem esses problemas com as urnas e os incidentes serão mínimos”, destaca.

Transferência

Ainda sobre a transferência de sessões em escolas em que foram formadas filas quilométricas, o presidente do TRE/SE informou que no Colégio Master, haverá realocação dentro da própria unidade de ensino. “Estamos redistribuindo as sessõesdo Colégio Master e da Unit para dar mais tranquilidade e conforto. No Colégio Jardins, nós vamos deslocar algumas sessões para o Coese que fica a cerca de 300 metros no máximo, no conjunto Leite Neto e no Americano Batista, faremos a transferências de sessões para o Mundo da Criança, que fica no Colégio São Paulo”, enfatiza.

Cezário Siqueira acrescentou que no primeiro turno foram trocados mais de 130 leitores biométricos, várias urnas pelas que estavam na reserva. “Não há nenhuma transferência de urna de Brasília pra cá, como inveridicamente foi veiculado em Watsapp e nas redes sociais. Todas as urnas utilizadas neste turno em Sergipe são as mesmas utilizadas no 1º turno. O que houve foi substituição por urnas que estavam na reserva e as que foram substituídas já foram consertadas e agora estão na reserva”, diz.

“É bom lembrar que desde o primeiro até o segundo turno, nenhuma informação é inserida novamente nas urnas. Todos aqueles dados que foram carregados, que foram inseridos na urna, com fiscalização partidária, com lacres, são mantidos. Quem divulgou isso não verificou junto ao TRE”, conclui.

As mudanças nas sessões de votação serão divulgadas através da imprensa, em carros de som, no site do TRE, na página no facebook, além do envio de correspondências via Correios.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais