Taxistas irregulares querem apoio dos vereadores

Vereador Renilson Félix recebe representantes dos táxis irregulares (Fotos: Portal Infonet)

Representantes dos 'táxis fretamento', os chamados lotação clandestinos, que circulam em Aracaju, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 9, com o presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Aracaju, Renilson Félix (DEM). Eles entregaram um projeto para ser analisado quanto à constitucionalidade no sentido de ser apresentado como Ação Popular para que os taxis que rodam no bairro Santa Maria e Zona Sul, possam ser legalizados. Renilson Félix deixou claro não ser autor de qualquer projeto que libere a circulação de mais táxis na capital.

“Eles nos pediram uma reunião como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, trouxeram um esboço de um projeto por eles ela elaborado para que a Comissão desse um parecer sobre a constitucionalidade ou não do projeto. Estamos analisando, na terça-feira, 14 receberemos uma comissão dos taxis e vamos dar uma posição. Não sou autor de projeto nenhum. O autor é são as cooperativas que vem através de uma Ação Popular. Já existem 25 mil assinaturas solicitando a tramitação do projeto e se essas assinaturas chegarem não poderei de hipótese nenhuma dificultar a tramitação da matéria, caso seja constitucional”, esclarece Renilson Félix.

Santana, representante da Cooperativa dos Taxis Santa Maria

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça reafirmou não ser o autor do projeto. “Eu tenho que deixar bem claro que eu sou simpático à posição, não sou o autor da propositura e nem serei. O que eu sou terminantemente contra é a multa da forma que foi enviada pelo Executivo, de 10 mil reais e 20 mil reais na reincidência, eu sou contra esse tipo de coisa”, destaca.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Transporte do Bairro Santa Maria, Cláudio Santana, a categoria está lutando pela legalidade dos transportes.

“Nós queremos a legalidade dos transportes. Hoje nós temos o transporte irregular de quase 20 anos e queremos mostrar que não somos clandestinos, ou seja, como os que são legalizados e fazem o transporte de um município pra outro. Nós rodamos somente em Aracaju, estamos cadastrados em 136 cooperados, buscamos o apoio de todos os vereadores para a elaboração de um projeto. A população hoje do Santa Maria é de quase 6 mil habitantes e depende muito do nosso transporte”, garante.

Carivaldo de Jesus, presidente da Cooperativa de Táxis Zona Sul

Participaram ainda da reunião, os representantes da Cooperativa Zona Sul, que compreende os bairros Coroa do Meio, Augusto Franco Santa Tereza e Atalaia.

O projeto de iniciativa popular precisa de 15 mil assinaturas para que seja dada entrada na Câmara Municipal de Aracaju e os representantes garantiram na reunião que 25 mil pessoas favoráveis à regulamentação, já assinaram.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais