Comissão debate projeto sobre o dia Nacional do Desporto

(Foto: Assessoria Parlamentar)

A Comissão do Esporte (CESPO) debateu o Projeto de Lei 947/15, do deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE), que cria o dia 25 de maio como Dia Nacional do Desporto Escolar. De acordo com Mitidieri, a data é uma homenagem à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), fundada nesse mesmo dia a 15 anos, em 2000.

“Esse tributo vai chamar a atenção da sociedade em relação aos benefícios que o desporto escolar traz. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que, a cada dólar investido no esporte, você economiza três na saúde. Isso demonstra que o esporte, é sim, um grande fomentador de benefícios em outras áreas. O esporte nas escolas pode revelar atletas, mas principalmente, grandes cidadãos. Por isso, os investimentos devem ser otimizados para trazer resultados efetivos”, disse Fábio Mitidieri”.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, alertou para a necessidade de mais investimentos na área. “Além dos benefícios à saúde, o esporte educacional é inclusivo por natureza. Muitos talentos, em especial, nas escolas públicas estão sendo desperdiçados por não haver um investimento eficaz no esporte dentro das escolas.”

A diretora do Ministério do Esporte, Andréa Ewerton, avaliou que o grande gargalo do setor está nos processos licitatórios. “Vivemos uma dificuldade na gestão, precisamos de políticas públicas mais claras e adequadas para celebrar os convênios. Boa parte do orçamento do Ministério do Esporte está ligado à infraestrutura, mas para a execução efetiva dos programas, os convênios são necessários. A integração com o Ministério da Educação também se faz necessária para o avanço do tema.”

Na esfera regional, Mitidieri e a diretora concordam que uma legislação própria para o desporto escolar pode acabar com o “empurra-empurra” entre as secretarias estaduais (educação e esporte) sobre quem tem a responsabilidade de investir no desporto escolar.

Mitidieri ressaltou também a importância do ensino integrado. “Manter o aluno na escola, com a grade curricular pela manhã e à tarde com atividades esportivas e artísticas é afastá-lo, por exemplo, do mundo das drogas”.

Fonte: Assessoria Parlamentar

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