VI Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB), abordou na tribuna da Câmara, na quarta-feira, 14, a realização da “VI Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca”, que será realizada de 19 a 23 de outubro. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO), atendendo ao cumprimento da Lei Municipal 3.764, de autoria do parlamentar. “Fico bastante satisfeito em ver a realização dessa ideia, cuja lei foi aprovada em 2010, e desde essa época vem sendo realizada anualmente em Aracaju, sem interrupção, e com resultados bastante positivos”, exaltou o vereador.

Dr. Gonzaga explicou que o programa tem como objetivo promover a educação e sensibilizar a população sobre a necessidade de cuidar da boca e se prevenir para evitar a doença, pois, lamentavelmente, mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que dificulta o processo de cura.

O câncer da boca, que inclui as patologias malignas do lábio, língua, gengiva, assoalho da boca, pálato, glândula salivares, amígdala e orofaringe, está entre as principais causas de óbito por neoplasias e representa uma causa importante de morbimortalidade. “A maioria dos casos registrados é em indivíduos do sexo masculino, com idade superior a 50 anos, que respondem por 70% dos casos diagnosticados”, informou o vereador, destacando que os dois principais fatores de risco relacionados ao câncer da boca nesse grupo são o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

“O cigarro e a bebida apresentam um efeito sinérgico e sua relação com o câncer da boca é dose dependente, sendo maior o risco quanto maior for o número de doses de bebidas ingeridas e de cigarros consumidos”, advertiu o médico Dr. Gonzaga. “A exposição excessiva ao sol, traumas constantes na boca e má higiene bucal também devem ser observados com cuidado, pois se descoberto no início, o câncer de boca tem cura”, concluiu.

Em Sergipe, infelizmente, a maioria dos casos são diagnosticados tardiamente. O objetivo da Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca é tentar mudar essa estatística, ensinando e incentivando as pessoas a se acostumarem a fazer o autoexame bucal mensalmente e consultar o dentista pelo menos de seis em seis meses.

Dr. Gonzaga explicou a técnica do autoexame bucal, que consiste em fazer uma inspeção visual e palpação, em frente ao espelho, com boa iluminação. “Também é importante observar se existe alguma área dolorida, dentes quebrados e próteses mal adaptadas, que podem machucar a mucosa”, lembrou.

A campanha deste ano tem como tema “Mostre a Língua para o Câncer de Boca” e terá ações específicas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Cemar do Siqueira Campos, no Cemar do Augusto Franco, na Rodoviária Senador José Rollemberg Leite e no Mercado Municipal Albano Franco. Paralelamente, todos os odontólogos das Unidades de Saúde de Aracaju também irão fortalecer e reforçar a importância da prevenção aos grupos de riscos a aos usuários que estão nas salas de espera.

Por fim, o vereador Dr. Gonzaga parabenizou o Coordenador de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Lima Neto, a equipe do CRO e todos os profissionais de saúde bucal, pelo empenho e dedicação na realização desse importante programa de saúde.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais