Iran Barbosa pede mais valorização para a categoria

No Dia do Professor, Iran Barbosa pede mais valorização para a categoria (Foto: Acrísio Siqueira)

O Dia do Professor, não passou em branco na Câmara de Vereadores de Aracaju. Na sessão desta quinta-feira, 15/10, o vereador e professor Iran Barbosa, do PT, destacou a data e chamou a atenção para a difícil situação de desvalorização que enfrenta a categoria, que ainda assim segue cumprindo com a tarefa de educar os filhos e filhas dos trabalhadores do país.

O parlamentar lembrou que a Constituição Federal, já em seu artigo primeiro, aponta que um dos pilares da República brasileira é a cidadania, atribuindo ao professor a tarefa de formar os cidadãos.

“A Constituição coloca nas mãos de todos nós, professores, uma das tarefas mais importantes, à luz dos princípios mais republicanos: formar para o exercício da cidadania. Isto não é pouca coisa. Chamo a atenção para essa tarefa do professor, que é relevantíssima. No entanto, no Dia do Professor, quando as pessoas prestam tantas homenagens ao magistério, temos que lembrar que essa atribuição incumbida aos professores, lamentavelmente, historicamente, não teve a devida retribuição, e não falo aqui só na questão salarial, mas sobre as condições que nos são dadas para exercer a nossa profissão”, afirmou Iran.

O parlamentar e educador defendeu que é preciso ainda garantir que os professores tenham espaços onde possam trabalhar tendo assegurado o direito de exercer a profissão com dignidade. Para Iran, isso não tem sido assegurado à categoria.

“Mas, como muitos colegas, sou um professor resistente, não um desistente, apesar dos baixos salários, das péssimas condições de trabalho, dos discursos agressivos e ofensivos que temos ouvido e da falta de reconhecimento. Somo-me às fileiras de milhares e milhares de professores que resistem e insistem em prosseguir com a sua tarefa de educar a população”, ressaltou.

Iran questionou como é possível cumprir com a tarefa constitucional de educar para a cidadania com as condições difíceis que são dadas aos professores para o seu exercício profissional, nas diversas escolas das redes públicas.

“Querem que formemos cidadãos em escolas onde esses cidadãos não têm a garantia de uma escola cidadã, onde falta água de qualidade e banheiros adequados para os estudantes; onde falta material pedagógico para o professor trabalhar; onde a carreira do magistério é aviltada e rebaixada; os salários não são respeitados; onde férias são negadas, licenças, 13º salário, negam o piso salarial da categoria e, ainda assim, no dia de hoje, todos dizem ‘feliz Dia do Professor’”, colocou Iran Barbosa.

De acordo com o parlamentar, para que a data seja realmente de felicidade, é preciso que a tarefa de educar venha a ser respeitada pela sociedade, pelos próprios professores, pelos gestores públicos e por todos aqueles que compreendem a verdadeira tarefa de um educador.

“Ainda assim, apesar de todos os problemas e pela desvalorização que nos é imposta, no dia de hoje quero parabenizar a minha categoria pela resistência e pela luta para garantir uma educação de qualidade e pela coragem de enfrentar a nossa difícil realidade todos os dias”, enfatizou o parlamentar e professor.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais