Maria da Penha: Sergipe possui apenas uma casa abrigo

A delegada Renata Aboim reconhece que Sergipe precisa de avanços (Fotos: Portal Infonet)

A Lei Maria da Penha que completou neste mês 10 anos é motivo de comemoração em relação aos avanços relacionados a medidas de proteção para as vítimas de violência, mas em Sergipe apesar do grande número de ocorrências, segundo dados da Delegacia de Grupos Vulneráveis (DAGV) em Aracaju já são 1.700 Boletins de Ocorrências, 594 inquéritos instaurados e 420 medidas protetivas aplicados, mas ainda existem pontos que precisam ser melhorados.

O fato é reconhecido pela própria delegada da mulher, Renata Aboim. Em entrevista ao Portal Infonet, a delegada foi clara ao dizer que Aracaju possui apenas uma casa abrigo e que no interior não existe a casa que serve como abrigo para a mulher que é beneficiada com a medida protetiva.

“Precisamos avançar em Sergipe na questão das casas abrigo. Porque hoje, só temos uma casa abrigo em Aracaju. Precisamos ter casas abrigo no interior do Estado para poder fornecer essa proteção à mulher”, afirma a delegada que lamenta sobre o baixo número de delegacias especializadas. “No interior não tem delegacia da mulher em todas as cidades, bem como não existe vara especializada em todas as cidades”, observa.

A Coordenadora Estadual de Políticas Para as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Edivaneide Paes, fala sobre o projeto de construção da Casa da Mulher Brasileira que prevê reunir diversos serviços públicos em um só espaço para fazer um atendimento integral às mulheres vítimas de violência.

Edivaneide Paes destaca o projeto da Casa da Mulher Brasileira

“Essa casa vai congregar todos os serviços da rede, como educação, saúde, delegacias especializada, juizados e atendimento ao agressor para que ele venha a se ressocializar. A casa vai ser edificada em Aracaju no terreno do DNIT, na avenida Maranhão. Já temos os recursos assegurados. O termo de cessão já foi assinado. É um investimento de R$ 18 milhões já assegurados com recursos do Governo Federal e mais R$ 9 milhões para manutenção durante dois anos”, afirma.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais