Eleições: PF investiga lista falsa creditada ao TRE

O presidente do TRE, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, falou a equipe do Portal Infonet (Foto: Portal Infonet)

Faltando poucas horas para o início das Eleições 2016, a divulgação de uma falsa lista com nomes de candidatos, ao cargo de vereador por Aracaju, que estariam com candidaturas impugnadas movimentou o Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe na manhã deste sábado, 1º. O documento falso, que constava com uma assinatura creditada ao presidente do TRE, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, circulou nas redes sociais.

Em entrevista à imprensa o desembargador falou indignado sobre o fato e afirmou ser “uma completa inverdade. Fiquei surpreso com essa informação e o Tribunal Regional Eleitoral já está tomando as providências necessárias. Já pedi a instauração de inquérito a Polícia Federal para que esse fato que é inverídico seja apurado e que as responsabilidades sejam imputadas a quem assim procedeu”, disse o desembargador, reconhecendo que o crime acarreta em um prejuízo para o processo democrático.

“Esse é um crime que será abordado sob diversos aspectos e o Tribunal está empenhado em coibir os fatos porque isso afeta a democracia. É um desrespeito ao Tribunal Eleitoral, é um desrespeito à população, é um desrespeito aos candidatos e como presidente dessa instituição a nível nacional não pode compactuar desse tipo, razão pelas quais as providências serão tomadas”, reiterou.

Documento falso circulou nas redes sociais (Foto: redes sociais)

TRE divulgou nota oficial sobre o fato

O desembargador também destacou que não acredita em prejuízo, em relação a candidaturas. “Não acredito que terá prejuízos porque o eleitor ao digitar o nome do seu candidato preferido o nome a fotografia aparecerão naturalmente. Mas de toda maneira é um fato grave, sendo um desrespeito à democracia, aos candidatos e isso não pode acontecer”, finalizou.

Por meio de nota o TRE esclareceu que disponibiliza em seu site www.tre-se.jus.br  a relação dos candidatos registrados em Sergipe, sendo possível consultar a regularidade ou não de todos os 5.886 candidatos que solicitaram registro junto à Justiça Eleitoral sergipana.

No dia 2 de outubro a equipe de jornalismo estará a postos para levar aos internautas todas as informações do processo eleitoral. Mantendo a tradição, conforme as coberturas de eleições do Portal, o internauta poderá acompanhar a contagem de votos e os resultados a partir das 17h.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais