Projeto já aprovado na CCJ da Assembleia (Foto: Ascom/Alese) |
Os deputados estaduais começaram a votar projeto de lei que prevê a concessão de 12% a título de gratificação, acrescido aos salários de promotores que atuam em Promotorias de Justiça instalada em Comarca distantes da capital e que possuem dificuldade para o preenchimento das vagas. Serão contemplados os promotores que atuarão em comarcas com distância de 80 km da capital do Estado.
O projeto foi encaminhado pelo procurador-geral de justiça Rony Almeida, presidente do Colégio de Procuradores de Justiça e já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Sergipe. O procurador-geral explica, na justificativa destacada no projeto de lei complementar, que este seria um incentivo para preenchimento das vagas em Promotorias de Justiça de difícil provimento.
Na Comissão de Constituição e Justiça, alguns deputados manifestaram voto contrário por entender como inoportuna a proposta diante da crise econômica que tem afetado os cofres públicos. Os deputados Ana Lúcia Menezes (PT), pastor Antonio dos Santos (PSC) e Georgeo Passos (PTC) fizeram questão de declarar voto contrário ao projeto destacando a crise econômica. “É constitucional, mas não é legítimo”, enalteceu a deputada Ana Lúcia Menezes.
Os parlamentares advertiram que aprovariam o trâmite na CCJ, mas votariam contra quando o mérito fosse apreciado em plenário da Assembleia Legislativa. Estes parlamentares observaram que os membros do MPE já são servidores bem remunerados, contemplados com outros benefícios, a exemplo de auxílio moradia e auxílio alimentação.
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) defendeu o projeto, informando que os recursos para pagamento da gratificação teriam origem no próprio orçamento do Ministério Público Estadual. O projeto será analisado em plenário da Assembleia Legislativa ainda nesta sexta-feira, 16.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B