Carmópolis: candidatos serão definidos no fim de semana

Nova eleição para prefeito de Carmópolis acontece dia 2 de abril (Foto: Ascom/Petrobras)

Os partidos políticos que pretendem disputar as eleições de Carmópolis têm até a quarta-feira, 15, às 19h, para registrar as respectivas candidaturas no cartório eleitoral na sede da 11ª zona, no Fórum Mons. Alberto B. de Azevedo, na cidade de Japaratuba. As especulações em Carmópolis é que a eleição seja disputada pelo candidato Volney Leite (DEM), que venceu as eleições realizadas em outubro do ano passado e teve os vortos nulos, e o atual secretário de governo, Gladson Garcia (PSB). O prefeito interino de Carmópolis, Luís Guimarães (PSB), também é um nome cotado para enfrentar Volney Leite.

Neste fim de semana, espera-se grande movimentação na cidade, pois as convenções destinadas a deliberar sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações deverão ser realizadas de hoje, 10, até  segunda-feira, 13. E, no dia 16 de fevereiro, inicia-se a  propaganda eleitoral intrapartidária, mediante a fixação de faixas e cartazes em local próximo da convenção, com mensagens aos convencionais, vedado uso de rádio, de televisão e de outdoor.

“O Juiz Eleitoral convocará os partidos e a representação das emissoras de rádio e de televisão no dia 17 de fevereiro sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido politico ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, que terá início dia 24”, explica a chefe de cartório eleitoral em Japaratuba , Perla Danucha Nascimento de Santana.

Segurança

Quanto a segurança durante o processo de propaganda eleitoral, a chefe de cartório informa que a cidade de Carmópolis não tem histórico de violência e que aguardam uma eleição tranquila. “Mas o juiz Rinaldo Salvino vai requisitar apoio da polícia militar para o dia eleição, já até entrou em entendimento com o TRE”, comenta.

Relembre o caso

A chapa Juntos Por Carmópolis, tendo Volney Leite e Theotonio Neto como candidatos, respectivamente, a prefeito e vice, venceu a eleição no município de Carmópolis com 6.088 votos, o equivalente a 56,71% dos votos válidos. Mas a coligação adversária “A Força das Ideais” questionou a elegibilidade de ambos tomando por base decisão do Tribunal de Contas que rejeitou as contas prestadas por ambos em anos anteriores, observando incidência de causa de inelegibilidade.

Na primeira instância, o juiz eleitoral deferiu o registro de candidatura de ambos, mas o Tribunal Regional Eleitoral acatou os argumentos da chapa adversária para tornar inválidos aqueles votos, considerando que o uso dos recursos do Fundeb para pagamento de salários de servidores comissionados e o fracionamento da despesa para fraudar licitação para aquisição de gêneros alimentícios se configuram “irregularidades insanáveis que causam prejuízo ao erário e atentam contra os princípios constitucionais”.

No TSE, a decisão do TRE foi reformulada em parte, contemplando os interesses de Volney Leite. Ele só não assume o mandato porque os votos à chapa foram classificados inválidos pela Justiça Eleitoral.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais