Dengue: Aracaju continua em alerta no combate a doença

Prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (Fotos: Portal Infonet)

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira divulgou nesta terça-feira, 20, o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAA) de 2012. Segundo dados, o índice de infestação predial ficou em 1,7%, considerado de médio risco ou alerta.

O estudo aponta ainda que 68% dos focos de dengue encontram-se dentro das próprias residências nos depósitos de água a exemplo de lavanderias, e com 28,1%, nos depósitos domiciliares, nos vasos e pratos de plantas, lajes, sanitários em desuso, entre outros. Durante o levantamento não foram encontrados focos em terrenos baldios da capital.

Os maiores índices de infestação da doença foram constatados nos bairros Santa Maria (4,0%); Santo Antônio e Getúlio Vargas (2,4%); Cirurgia e Siqueira Campos (2,3%).

A coletiva ocorreu na sede da PMA

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o que antes era considerado campanha virou rotina de combate a doença, sendo necessário a participação de todos no combate ao aedes aegypti. “Cada um faz sua tarefa, mas ainda persiste uma média maior do que a gente quer de índice de infestação predial. Então a dengue hoje ela está dentro das casas. É preciso que se tenha cada vez mais cuidado pra que a gente não tenha epidemia na cidade, mas pra isso é bom que não brinquemos em serviço, temos que trabalhar, que lutar e que a comunidade também se envolva”, pede Edvaldo.

Em 2012 foram coletados 8.764 pneus, foram feitas 157.649 visitas domiciliares, 6.652 terrenos baldios trabalhados, além de 30 ações de força-tarefa trabalhados pela Emsurb, Emurb e SMS de quarta-feira a sábado.

Secretário Municipal de Saúde Silvio Santos

Segundo Edvaldo Nogueira, outro fato preocupante diz respeito aos casos de infestação da dengue pelo sorotipo DENV 1 que voltou a circular em Aracaju e o novo vírus DENV 4 já detectado nos bairros Jardim Centenário, Novo Paraíso, Jabotiana e Santa Maria. “O fato preocupa, é tanto que nós fizemos uma força tarefa na semana passada e vamos fazer mais forças tarefas porque além do Santa Maria ser o maior índice, nós temos também lá a circulação de um vírus que é o DENV 4, então isso exige de nós um trabalho mais efetivo, por isso que estamos preparando mais forças tarefas e mais efetivo com fumacê e visitas domiciliares”, afirma o prefeito.

Para o secretário municipal de saúde, Silvio Santos, o combate ao mosquito deve ser intensificado. " A prefeitura está fazendo a sua parte, assim como a imprensa que divulga as ações de combate ao mosquito, mas é preciso que a população e o cidadão faça a sua parte", diz o secretário.

Ações de combate a doença

A Prefeitura Municipal de Aracaju vai intensificar as ações nos bairros; realizará o monitoramento quinzenal de quarteirões de risco em todos os bairros; o bloqueio de casos com aplicação do fumacê nos bairros Santa Maria, Jabotiana e Jardim Centenário. Também foi divulgado a data da Força Tarefa a ser realizada nos bairros de maior índice de infestação.

Jardim Centenário – 21 e 22 de março
Santa Maria- 23 e 24 de março
Siqueira Campos – 28 e 29 de março
Santo Antônio – 30 e 31 de março.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais