MP analisará a necessidade da compra de aparelho (Foto: Arquivo Infonet |
Em audiência na manhã desta terça-feira, 10, o Ministério Público discutiu a situação dos pacientes que utilizam os serviços de ressonância magnética. Atualmente o Estado possui um aparelho no Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (CADI) com limitações, não realizando exames de ressonância abdominal, partes moles e nem o uso de sedação, pois não há material adequado.
O exame de ressonância serve para diagnósticos de tumores, fraturas ou quaisquer lesões de órgãos internos não visualizados, além de outros exames de imagens. Por isso a necessidade de reduzir o prazo para realização dos exames. “Hoje a ressonância dura 60 dias para realizar os exames. Além disso, foi informado pelo CADI que só existe um aparelho de ressonância e com limitações. O Ministério Público está requisitando cópias dos contratos para saber se é necessário a compra ou terceirização de serviços”, afirmou a promotora Euza Missano.
A representante do CADI, Diana Maria Mesquita, informou que o tempo médio de espera para realização dos exames, a partir do agendamento é de 60 dias. A demora da realização do exame foi por causa da quebra do aparelho, mas afirma que a quebra não é constante.
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informou que possui contratos com a clínica Cemise, onde são realizadas as ressonância que não são realizadas no CADI. Ainda foi informado pela Fundação que a demanda na Cemise é maior do que no CADI. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possui contratos com Cemise, São Lucas e Diagnose para atender aos pacientes por causa da demanada. No CADI são disponibilizados para o município 100 vagas.
A promotora Euza Missano determinou que no prazo de 10 dias a SMS e FHS entreguem as cópias dos contratos firmados com as clínicas particulares, além do custo mensal e unitário do exame. A partir dos dados, o Ministério Público determinará se é necessária a compra de um novo equipamento ou serviços terceirizados.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B