Sergipe realizou apenas dois transplantes de rins

(Foto: Bruna Guimarães/estudante UFS)

A situação na demora da realização dos transplantes de rins foi mais uma vez discutida pela Promotoria da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE). Durante a audiência foi constatado que o estado de Sergipe realizou apenas dois transplantes de rins em 2012 e que o Hospital São Lucas é o único hospital que realiza transplante no estado. Os transplantes estão suspensos desde de janeiro deste ano.

Na oportunidade, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que buscou contato com o Hospital São Lucas e Hospital Primavera oferecendo até R$ 200 mil para realização de quatro transplantes por mês, com o acompanhamento do paciente antes, durante e após a realização do procedimento. A Secretaria propôs ainda, a formação de uma equipe para conhecer a realidade de centros de referência no serviço.

Diante dessas informações, o promotor de justiça Fábio Viegas solicitou aos responsáveis, um prazo para agilizar o processo de transplante. Na oportunidade, o secretário da Saúde Antonio Carlos Guimarães solicitou um prazo de 25 dias para que o hospital São Lucas e a SES, apresentem propostas para resolução do problema. Para isso, uma nova audiência pública foi marcada para o próximo dia 11 de junho às 11h, na sede do órgão.

(Foto: Bruna Guimarães/estudante UFS)

O coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez, propôs a priorização para os procedimentos de transplantes renais por parte do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR). “Esses pacientes não entrariam na fila comum, buscando a contratualização com outros prestadores de serviços”, diz.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais