(Foto: Arquivo Infonet) |
Durante o decorrer desta semana, a Enfermagem ganha destaque nas comemorações e reivindicações no Estado de Sergipe. Em alusão as suas datas comemorativas, de 12 a 20 de maio celebra-se a Semana Brasileira da Enfermagem, eventos foram realizados para destacar a importância dos profissionais da área na sociedade.
73ª Semana Brasileira de Enfermagem
Teve início na manhã da última segunda-feira (14) a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), no Centro de Convenções de Sergipe. O evento que tem como tema "Associação Brasileira de Enfermagem: 85 anos de compromisso social, participação e luta", é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN/SE), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE) e Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), e conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Estácio – Fase, Faculdade Pio Décimo, Fundação Hospitalar de Saúde e Escola de Enfermagem Dr. Augusto Leite.
Na mesa de abertura estavam presentes: a deputada estadual Goretti Reis, o deputado federal Rogério Carvalho, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Drª. Ana Márcia, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE), Júlio Seabra, a presidente do SEESE, Flávia Brasileira, o ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, representando a presidente do COFEN, Irene Ferreira a presidente do COREN/SE, Gabryella Garibalde, a presidente da ABEn/SE, Maria Claudia, e a coordenadora da 73ª SBEn, Sonia Alves.
A programação do evento, que teve seu encerramento na tarde de ontem (15), foi composta por palestras, mesa-redonda, mini-cursos e apresentações artísiticas. A história da Enfermagem e ética profissional estavam entre os temas abordados.
Debate sobre a Enfermagem sergipana na Câmara Municipal
Na tarde de ontem (15), a convite do verador Dr. Emerson, representantes do COFEN, COREN/SE e SEESE participaram de uma sessão especial, realizada Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, para debater a situação da Enfermagem do Estado de Sergipe.
No ato do debate, Irene Ferreira, que representa o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ressalta que os profissionais de Enfermagem do Estado precisam de uma atenção especial por parte dos parlamentares. "Não se faz Saúde sem Enfermagem. Precisamos que seja aprovado o Projeto de Lei (PL) que regularmente a carga horária dos profissionais da área para 30 horas semanais, além de fixar o piso salarial da classe, para que assim possamos ter um desempenho da função livre de imperícias e negligências".
A presidente do COREN/SE, Gabryella Garibalde, também reforça a aprovação da carga horária e a fixação do piso salarial. "O que nos traz aqui é oportunidade para pedir que cada um dos vereadores presentes possa elevar a voz da Enfermagem ao Prefeito e Governador, e defender os direitos da classe que já foram conquistados em outros Estados".
Flávia Brasileiro, presidente do SEESE, também estava presente na sessão especial e colaborou no reforço dos pedidos, destacando que todo ser humano vai "passar pelas mãos" de um profissional de Enfermagem, seja em vida ou na morte.
Os vereadores presentes se mostraram dispostos a ajudar a Enfermagem nas suas reivindicações, a exemplo de Jailson Santana que ressaltou a importância do compromisso de abraçar a aprovação das 30 horas para que injustiças, como esta, não siga adiante. Dr. Emerson foi além e falou: "30 horas já! Pelo que estamos vendo, já está ficando tarde".
Manifestação a favor da aprovação da carga horária de 30 horas semanais
Para finalizar as celebrações dentro da Semana Brasileira de Enfermagem, aconteceu hoje uma caminhada a favor da aprovação da carga horária de 30 horas semanais e da fixação do piso salarial para a classe.
A manifestação teve sua concentração na rótula que permite o acesso ao Shopping Riomar, às 08h. De lá, os manifestantes, com o apoio do COREN/SE, do SEESE e da ABEn, partiram em caminhada a Avenida Francisco Porto, distribuindo folhetos informativos que elencavam 21 motivos para aprovação da carga horária.
Ascom – COREN SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B