Já nos primeiros momentos da ação, idosos e jovens se faziam presentes (Fotos: Portal Infonet) |
Munidos de apitos, panfletos e muita animação, idosos e jovens chegavam à praça General Valadão para acompanhar as movimentações do Dia Mundial da Conscientização do Combate a Violência Contra Pessoa Idosa. Para o dia, foram programadas ações voltadas para saúde, com aferição de pressão e glicemia, atividades físicas, com ginástica laboral e uma caminhada promovendo a consciência sobre o dia.
A atividade começou por vota das 13h30 da tarde e contou com a presença de equipes de enfermagem, representantes da associação dos aposentados, dos conselhos municipal e estadual do idoso, do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, além de populares que se somaram á causa.
Durval Andrade, presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, conta que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 e que é obrigação de todos os locais que possuem o Conselho de
Serviços de aferição de pressão e glicemia forma disponibilizados |
proteção realizarem atividades para lembrar a data.
“A sociedade precisa ser conscientizada sobre os nossos direitos, a data serve para isso. Quando o jovem respeita o idoso hoje, ele está preservando os seus próprios direitos no futuro”, alerta Durval.
José Aldo Souza, presidente da Associação dos Aposentados de Sergipe, se fez presente nas ações e lembrou da importância de conscientizar também a família. “Precisamos conscientizar a própria família de que o idoso precisa de um porto seguro, muitas vezes a violência acontece dentro de casa e é a pior das violências, a psicológica, a que mais dói”, diz.
Durval Andrade, presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso |
Maria Carmem, de 76 anos, é sócia e ex-presidente da Associação dos Aposentados de Sergipe, e falou da importância de se somar à luta. “É importante que os idosos venham até aqui se somar à luta, conversar uns com outros, saber mais sobre os seus direitos e até se inteirar sobre como podemos melhorar nossa vida”, diz Maria.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B