(Foto: Ascom SMS) |
Desde que iniciou suas atividades, em agosto de 2010, as três unidades das Farmácias Populares, gerenciadas pelo Estado, realizaram, aproximadamente, 60 mil atendimentos, sendo o município de Propriá responsável pelo atendimento de 25 mil pessoas.
Entre as 112 opções de medicamentos disponíveis com até 90% de desconto, o Omeprazol, prescrito para gastrite, é o mais vendido na unidade. Já entre os medicamentos gratuitos, que fazem parte do Programa Saúde Não Tem Preço, a Metformina 850mg, remédio utilizado por quem tem diabetes, é o mais procurado.
Para a coordenadora Estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade, o maior movimento da unidade de Propriá deve-se a alguns fatores estratégicos. “A unidade está localizada em frente ao Hospital Regional, o que aumenta sua visibilidade. Além disso, é a única farmácia no município credenciada no programa Farmácia Popular do Brasil”, explica a coordenadora.
Além de medicamentos mais baratos, as unidades contam com farmacêuticos para realizar a dispensação assistida. “Deixamos um espaço separado na unidade para poder sentar com o usuário e explicar para que serve o medicamento, qual o melhor horário para tomá-lo e quais as principais reações que poderá apresentar. Essa ação tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do usuário e fazer com que ele entenda a importância de seguir a prescrição", afirma a farmacêutica Francieli Freitas.
O programa
A iniciativa foi criada em 2004 e integra o programa do Ministério da Saúde 'Farmácia Popular do Brasil', que visa ampliar o acesso da população a medicamentos básicos a preço de custo.
Entre os 112 medicamentos, são disponibilizados analgésicos, anti-hipertensivos e medicamentos destinados ao tratamento de diabetes, colesterol, gastrite, depressão, asma, infecções e verminoses. Desses, 21 itens são gratuitos, sendo 16 medicamentos para hipertensão, três para diabetes e dois para asma.
Atuando sob dois eixos de ação, as farmácias estão divididas entre unidades próprias, desenvolvidas em parceria com os municípios e Estados; e o sistema desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas.
Em Sergipe, as três unidades, localizadas em Propriá, Nossa Senhora da Glória e Estância, são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B