Maternidade abre leitos para desafogar atendimento

Novos leitos podem desafogar atendimento nas maternidades (Fotos: Portal Infonet)

Diretora Clínica do Santa Isabel, Débora Leite

Mesmo após o prazo estipulado pelo Ministério Público Estadual (MPE), previsão era no mês passado, a Maternidade Santa Isabel abre 20 leitos de UTI Neonatal. Na manhã desta quarta-feira, 1º, a direção clínica da maternidade explicou que com os novos leitos a demanda na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes será desafogada. O pedido foi feito após inúmeras denúncias de superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

A diretora clínica, Débora Leite, explicou que 10 leitos serão regulamentados pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e que pacientes de outros hospitais e do interior do Estado poderão ser transferidos para o Santa Isabel. “Nós já tínhamos 40 leitos e hoje passamos a ter 60 novos leitos. Com esses leitos vamos reduzir a superlotação nas maternidades”, acredita a diretora que ressaltou que a escala médica está fechada e que a maternidade não enfrenta nenhum problema com relação ao número de profissionais.

De acordo com dados da maternidade são realizados mil partos por mês. 60% do atendimento são de pacientes da capital e 40% do interior.

MPE

Na manhã desta quarta o promotor da saúde do Ministério Público Estadual (MPE), Fábio Viegas, disse que a Ação Civil Pública em favor da abertura de leitos, atendimentos nas maternidades, incluindo ainda concurso público permanece em apreciação do poder judiciário na 3ª Vara Cível.

Fábio Viegas disse que se reunirá nesta quinta-feira, 2º, com o secretário da Saúde, Silvio Santos, para tratar da demanda da saúde do Estado. “A sobrecarga não foi somente referente aos leitos mais trata do concurso público e outras questões da saúde no Estado”, disse o promotor.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais