Conferência sobre direitos da pessoa com deficiência

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontecerá nos dias 7e 8 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Para promover uma ampla discussão sobre as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência em Sergipe, nos dias 7 e 8, será realizada a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A abertura acontece nesta terça-feira, 7, a partir das 18h30, no Hotel Mercure, na orla de Atalaia. A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD/SE) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc) e Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

A conferência vai escolher 14 delegados e 40 propostas para representar Sergipe na etapa nacional. A ação integrará uma mesa temática que irá abordar questões divididas em quatro eixos. Serão discutidos assuntos como educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Entre os debates acontecerão apresentações e atividades culturais.

Para o titular da Sedhuc, Luiz Eduardo Oliva, a conferência propicia a oportunidade de diálogo simultâneo entre a sociedade civil e poder público a fim de galgar avanços, com a ação extremamente afirmativa a partir do Plano Viver Sem Limite, o plano nacional para a pessoa com a deficiência. “É preciso que especialmente as pessoas com deficiência possam externar suas opiniões expressando suas necessidades e propondo melhorias”, avalia Oliva.

Segundo a presidente do Conselho Estadual para Pessoas com Deficiência, Jane Mare Rocha, a  conferência possibilitará a elaboração de propostas para políticas públicas voltadas a esse público-alvo para que elas possam ser implementadas. “É uma luta nossa para que as pessoas com deficiência saiam de suas casas, se sintam respeitadas e possam conhecer seus direitos e saber o que eles podem conseguir para somar à sua qualidade de vida em todas as áreas, desde saúde, educação, no espaço cultural e artístico até na questão da acessibilidade arquitetônica”, explica a presidente do Conselho Estadual, Jane Mare.

Confira a programação completa do evento no site da Agência Sergipe de Notícias.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais