ONG desenvolve ações de prevenção às DST/Aids no mercado

Projeto desenvolve ações de prevenção nos mercados centrais (Foto: Portal Infonet)

Para fortalecer as ações de prevenção às DST/Aids, o Movimento Popular de Saúde realizou na tarde desta quarta-feira, 8, uma premiação para eleger os desenhos que darão uma marca ao projeto.  A iniciativa desenvolvida há cinco anos nos Mercados Centrais tem como objetivo central conscientizar jovens, feirantes e freqüentadores do local para os perigos das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora da ONG, Simone Maria Leite, o projeto foi iniciado a partir de uma demanda da Associação de Feirantes do Mercado. “Eles pediram ajuda para que fosse realizado um trabalho de prevenção com os todos que freqüentam os mercados. Daí fizemos uma pesquisa e constatamos que muitas pessoas são usuárias de drogas ilícitas e lícitas, sendo que 70% dos jovens consomem álcool”, explica Simone.

Aproveitando o evento, a coordenadora do projeto, Tulani da Silva Santos, convocou os parceiros e jovens para participaram dos próximos passos da iniciativa. “Faremos uma oficina de silk screen e rodas de conversa para debater sobre o tema. Também criaremos uma rádio comunitária interna, onde vamos promover a valorização de talentos dos feirantes e a representação de produtos culturais. Também vamos focar nas mulheres e fazer algo que contemple o universo delas, além de chamar a atenção dos jovens para as opções que possuem na vida”, conta a coordenadora.

Tulani da Silva é coordenadora do projeto

O jovem Ricardo dos Santos, sobrinho de um comerciante do mercado, conta que desde pequeno se interessou por desenhos. “Aproveite o tema para mostrar o que sei fazer. Há um tempo venho acompanhando as ações do projeto e passei a entender que a educação é muito importante para o jovem. Temos que botar em prática tudo de bom que aprendemos principalmente as coisas do projeto”, comenta o jovem.

Os autores dos desenhos que se classificarem entre os três primeiros receberão um prêmios nos valores de R$ 500, 300 e 200 respectivamente. O vencedor também dará cara e cor ao projeto que ainda será retratado banners, camisas e cartilhas educativas.

Movimento

José Ricardo é autor de um dos desenhos que concorrerão ao prêmio

Através da educação popular, o Movimento Popular de Saúde, busca articular e fortalecer grupos de base que lutam na defesa da saúde pública e do fortalecimento do SUS. Eles também promovem o resgate de práticas tradicionais de saúde por meio de uma construção de projetos populares com a sociedade.

“Trouxemos o projeto ao mercado porque aqui encontramos uma verdadeira cidade. São 2000 feirantes que apesar dos problemas, tem muita coisa para nos oferecer. Temos que sensibilizá-los, pois eles são agentes multiplicadores na melhoria da qualidade de vida”, conclui a coordenadora Simone Leite.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais